Nesta quinta-feira (25) o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), Euzébio André Guareschi, assinou termo de cooperação técnica com a Votorantim Cimentos. Os trabalhadores da fábrica que será construída em Porto Velho serão qualificados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
O termo também foi assinado pelo diretor regional do Senai, Vivaldo Matos Filho, pelo consultor da Votorantim, Paulo Sérgio Garcia, e pelo prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho. Estiveram presentes no gabinete da presidência da Fiero, na Casa da Indústria, o secretário de Desenvolvimento Sócio-Econômico de Porto Velho, José Carlos Monteiro Gadelha; o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Rondônia (Sinduscon-RO), Chagas Neto; o superintendente regional do Serviço Social da Indústria (Sesi), José Guilherme Castelo Branco; o conselheiro do Sesi, Altemir Tomazini; o superintendente regional do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Valdemar Camata Júnior, o diretor corporativo do Sistema Indústria, Gilberto Baptista.
Serão qualificados 250 profissionais num primeiro momento (construção da fábrica) e outros 60 posteriormente. Os cursos serão oferecidos gratuitamente aos alunos/profissionais. “Nossa fábrica tem um elevado grau de automação, precisamos de mão-de-obra extremamente qualificada, além dos cursos de curta duração já estamos formatando com o Senai um curso técnico de longa duração para atender à demanda”, disse o consultor da Votorantim.
"Problema bom"
Para o presidente da Fiero, Euzébio Guareschi, o empreendimento vem num momento crucial para a economia e desenvolvimento do Estado: “Falta cimento, falta profissional qualificado, chega a faltar aluno para ser qualificado, todos saem do Senai já empregados”, disse Guareschi. “Esta parceria é muito positiva para Rondônia. Com os cursos do Senai será gerada renda para os trabalhadores e nós atendemos a demanda da indústria, que é a razão de ser do Senai”, comentou o presidente da Fiero, instituição que compõe com Sesi, Senai e IEL o Sistema Indústria.
“Seguimos uma orientação dos próprios acionistas da empresa em municipalizar recursos humanos em todos os empreendimentos”, anunciou o consultor Paulo Garcia. “Contamos com o empenho extraordinário do Senai, com quem já temos uma parceria histórica - nosso presidente (Antonio Ermírio de Moraes) é fã incondicional do Senai, que é a melhor escola latino-americana de formação profissional”, comentou Garcia.
Para o prefeito Roberto Sobrinho, “quem dera todos os nossos problemas fossem assim”, disse referindo-se à falta de insumos. “O futuro chegou muito rápido a Porto Velho”, continuou.
Cronograma
A Votorantim investe atualmente cerca de R$3 bilhões em quatro fábricas no Brasil – Rondônia, Santa Catarina e Rio Grande do Norte.
O cimento que será produzido em Rondônia vai abastecer também os estados do Acre e Amazonas. Serão investidos R$180 milhões na unidade Porto Velho, que terá capacidade de produzir 750 mil toneladas anuais de cimento pozolânico. A estimativa da empresa é gerar 750 empregos ao longo da construção da fábrica, além dos 250 diretos e indiretos quando estiver em plena operação.
A licença provisória foi concedida, a empresa aguarda a licença de operação para iniciar o quanto antes as obras.
Inscrições para cursos
Os cursos serão oferecidos nas áreas de construção civil e pesada e mecânica para soldadores, eletricistas de manutenção e mecânicos (ou eletricistas e mecânicos de manutenção?). As inscrições foram abertas na segunda-feira, 23. Foram registrados 200 inscritos apenas no primeiro dia.
Para se inscrever o aluno deve procurar a Escola Senai; é preciso ter mais de 18 anos e ter concluída a primeira série do ensino básico (antigo 1º grau).