PAC do Saneamento vai levar água tratada e rede de esgoto para índios e quilombolas
As comunidades indígenas e quilombolas serão beneficiados com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Saneamento. A garantia foi dada, ontem (26), pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As ações nestas comunidades serão de responsabilidade da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), órgão executivo do Ministério da Saúde, que pretende aumentar para 90% a cobertura de água tratada nas aldeias indígenas, até 2009.
A meta é ampliar, ainda, de 23% para 66% a cobertura de esgotamento sanitário nestas áreas. Ainda por meio do PAC, o governo federal pretende levar estes serviços à metade das áreas quilombolas do País.
Na próxima semana, o Ministério da Saúde divulgará como serão realizados os trabalhos de extensão dos programas de saneamento e habitação nessas regiões de acordo com o PAC da Funasa, que tem previsão orçamentária de R$ 4 bilhões. "Atualmente, 58% da mortalidade infantil indígena está relacionada a doenças de veiculação hídrica. É preciso, portanto, investir em saneamento para reverter essa realidade", destacou o presidente da Funasa, Danilo Forte.