O Tribunal de Contas da União (TCU) multou em R$ 5 mil o ex-superintendente do Serviço Social da Indústria de Rondônia (Sesi/RO), Nazareno Gomes Barbosa, e o diretor corporativo do Sistema Indústria, Gilberto Baptista. Auditoria constatou irregularidades em licitações da entidade para aquisição de veículos. Segundo apuração, a declaração de inexigibilidade de licitação para aquisição de veículo, de atendimento oftalmológico móvel com fábrica de óculos, no valor de R$ 670 mil, foi indevida, pois haviam outros possíveis fornecedores. Além disso, houve o pagamento antecipado de 50% do objeto e as cinco propostas necessárias não foram obtidas.
A Auditoria constatou também o direcionamento de licitação para a compra de uma marca específica de veículo. De acordo com o relator do processo, ministro Marcos Bemquerer, as irregularidades justificaram a multa, embora não haja dano ou débito comprovado.
O TCU determinou ao Sesi/RO que adote providências para corrigir e evitar os erros. Cabe recurso da decisão.Cópia da documentação foi enviada à Controladoria-Geral da União.