Vistoria realizada pelo MP detecta em hospitais particulares medicamentos com prazo de validade vencido
No terceiro dia do Projeto Explosão de Cidadania em Jaru, no feriado de 18 de junho, foram encontrados inúmeros medicamentos com prazo de validade vencido, durante vistoria realizada pelo Ministério Público em conjunto com órgãos da área de saúde em alguns hospitais particulares do município. Os medicamentos encontrados são de anestesia geral, sondas, entre outros.
Alguns itens haviam perdido sua validade desde o ano de 2003. Também foram detectadas irregularidades nos centros cirúrgicos vistoriados, como a falta de autoclave para esterilização de material cirúrgico e lavanderia inadequada, dentre outros. O projeto está sendo realizado pelo Centro de Apoio Operacional Cível do Ministério Público de Rondônia
No Hospital Municipal também havia número considerável de medicamentos e materiais com prazo de validade vencido, a exemplo do diclofenaco, o qual estava em falta em todos os postos de saúde inspecionados no dia anterior, além de equipamentos sucateados, falta de profissionais da área da saúde, utilização imprópria e insegura de aparelhos, centros cirúrgicos em más condições e irregularidade na esterilização de materiais cirúrgicos, já que as estufas estão quebradas e o material está sendo levado para Ouro Preto D'Oeste de ambulância para que seja feita a esterilização, o que segundo a Vigilância Sanitária, não é um procedimento adequado.
Também foi encontrada considerável quantidade de água sanitária - produto não indicado para desinfecção de hospitais, segundo as normas da ANVISA -, além de desinfetantes sem registro no órgão de vigilância. Os fiscais da AGEVISA confeccionaram autos de apreensão de produtos e autos de infração, que, seguindo os trâmites administrativos, poderão acarretar penalidades aos infratores, como imposição de multas. Ao final da tarde o Lar dos Idosos recebeu a visita da equipe que participa do Projeto Explosão de Cidadania.