O governo de Rondônia, através da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), está mobilizada para comemorar hoje (14), o Dia Mundial do Doador de Sangue. Durante o evento, que acontece as 9h00, no prédio da Fhemeron, em Porto Velho, será lançada a campanha “Doador de Sangue! Somos Filhos do Amor”. A data comemorativa foi fixada por organismos internacionais, com apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS) e é celebrada em mais de 70 países.
O dia é uma oportunidade de agradecimento aos voluntários, que são à base de abastecimento de sangue seguro para a hemorrede pública. Nos hospitais há sempre inúmeros pacientes que precisam da transfusão para ter um novo dia. Ser doador de sangue é um privilégio, pois o doador tem que estar em perfeitas condições de saúde declarou Milton Moreira secretário da Sesau.
Segundo a presidente da Fhemeron José Martins, a meta da administração Ivo Cassol é aumentar o estoque de hemoderivados da fundação. “Você pode fazer parte dessa campanha doando, divulgando e, sobretudo, acreditando que vale a pena ser solidário. Neste exato momento, alguém precisa de sangue e cada doação você prolonga quatro vidas e renova a sua. Esperamos conscientizar o maior número de pessoas, pois a demanda por sangue, tem aumentado nos últimos anos”.
Material descartável - Para se tornar um doador, é necessário que a pessoa apresente as seguintes características: ter entre 18 e 65 anos, ter um peso acima dos 50 kg, não estar grávida ou amamentando, não estar gripado ou com febre, não ter contraído malaria e nem ter recebido transfusão nos últimos 12 meses.
O material utilizado é descartável e não apresenta risco de contrair doenças ao doar sangue. O volume colhido não faz falta ao doador e o organismo se encarrega, rapidamente, de sua reposição. O doador deve apresentar documento original, com foto.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Lançamento do Flor do Maracujá lota Casa da Cultura
*
CNN International promove III Concurso Universitário de Jornalismo CNN