Pesquisa Científica da Faro é tema de curso em Manaus

Pesquisa Científica da Faro é tema de curso em Manaus

Pesquisa Científica da Faro é tema de curso em Manaus

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O professor Ivonei Ottobelli apresentará estudo sobre alternativa energética para a Amazônia durante Encontro de Químicos No próximo dia 18 de junho, no Centro de Convenções da cidade de Manaus (Stúdio 5), acontece a abertura do 3º Encontro dos Profissionais da Química da Amazônia Ocidental. O evento é promovido pelo Conselho Regional de Química da XIV Região. O presidente do Conselho Regional de Química, Avelino Pereira Cuvello convidou mais uma vez o professor e químico da Faculdade Faro, Ivonei ottobelli, para ministrar um mini-curso durante o Encontro que objetiva discutir as relações entre a química e o meio ambiente. Isso demonstra a grande contribuição que o docente tem dado a este acontecimento grandioso em todas as suas edições. Ivonei se diz orgulhoso por mais este convite. “Para mim é uma honra participar deste evento contribuindo com nossas pesquisas e demonstrando como utilizar a química de uma forma mais contributiva, evitando os danos à natureza”, salienta. O tema a ser ministrado por Ottobelli é voltado para a química alternativa energética para a Amazônia, intitulado “Contribuição química para Philodendron Scabrum K. Krause (Araceae)” e foi desenvolvido em parceria com Departamento de química da Faculdade Faro, Instituto João Neórico de Ciência e Inovação Tecnologica - IJN; Núcleo de Ciência e Tecnologia – Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR e Instituto de Pesquisas em Patologias Tropicais de Rondônia - Ipepatro. O TEMA- Ivonei explica que o uso de produtos naturais como matéria-prima para a síntese de substâncias bioativas, especialmente fármacos, tem sido amplamente relatado ao longo do tempo. “A Amazônia possui o maior ecossistema de florestas tropicais do mundo, a busca por princípio ativo das plantas medicinais provoca o interesse de muitos grupos de cientistas no mundo inteiro, no entanto, estima-se que a floresta guarda em suas entranhas a mais fantástica das moléculas capazes de curar as diversas enfermidades que acometem os seres vivos, com a tecnologia disponível é possível identificar, testar, modificar e disponibilizar estas substâncias em benefício dos seres vivos”, esclarece o químico acrescentando que pesquisas realizadas por cientistas de outras nacionalidades, demonstram que há um número considerável de plantas em estudos que tem sua origem na floresta amazônica. É por essa razão que é tão importante a identificação de plantas medicinais da Amazônia de valor farmacológico bem como a sua elucidação e identificação dos compostos bioativos e a realização dos testes farmacológicos.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS