O presidente da Aspro (Associação dos Produtores Rurais de Porto Velho), João do Vale Neto, que organiza a Expovel a ser iniciada no próximo sábado com a Cavalgada, e tem término previsto para o próximo dia 15, no Parque dos Tanques, na Capital, manteve reunião com o titular da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Avenilson Gomes da Trindade, o técnico Hilton Pacheco e o veterinário Júlio Peres para discutir o impacto ambiental durante os dias da exposição.
Desde 2007 que João do Vale e Sema realizam trabalho conjunto relacionado ao meio ambiente. “A Aspro e a Sema tem uma parceria de compensação ambiental para combater a neutralização carbônica durante o período da festa”, disse João do Vale.
No ano passado aconteceu a primeira parceria entre Aspro e Sema. Na oportunidade foram plantadas 347 mudas de ipê. A meta é aferir o gás e transformá-lo em plantio de árvores na área do parque para que, a cada ano, seja reduzido o efeito estufa.
Este ano a compensação será com essências regionais. “Vamos recuperar toda a área, inclusive mata ciliar às margens do Igarapé dos Tanques, localizado no parque. Para isso estamos tendo o apoio da Secretaria de Meio Ambiente do município”, disse João do Vale.
A degradação de uma era do Parque dos Tanques ocorreu em razão de invasões.