Câmara debate dívidas de universidades privadas

Câmara debate dívidas de universidades privadas

Câmara debate dívidas de universidades privadas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Subcomissão de financiamento discute novo projeto de lei do Fies
O secretário-adjunto da Receita Federal, Paulo Ricardo Cardoso, afirmou nesta quarta-feira que as dívidas das universidades privadas com o órgão chegam a R$ 11 bilhões. A afirmação foi feita nesta quarta-feira durante discussão do novo projeto de Lei do Fundo de Financiamento do Estudante do Ensino Superior (Fies) na Câmara dos Deputados. O debate foi proposto pelo relator da matéria, o deputado federal Rogério Marinho (PSB-RN). Segundo Cardoso, do total do débito das instituições privadas, cerca de 70% refere-se ao não pagamento das contribuições previdenciárias. "Do total da dívida apenas, R$ 1,4 bi foi parcelado e está sendo pago, mas não há previsão para o pagamento do restante", afirmou. O relator da matéria afirmou que o interesse da reunião é juntar dados que possibilitem a extensão e o aperfeiçoamento dos programas de financiamento da educação, tanto pelo Fies, quanto pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni), ambos do Ministério da Educação. . "Estamos ouvindo todos para obtermos um bom resultado ao final dos trabalhos", disse Rogério Marinho. Além do representante da Receita, também participaram do debate a representante da Secretaria do Tesouro Nacional, Maria Carmozita Bessa, e o vice-presidente da Caixa Econômica Federal, José Humberto Maurício Lira, que revelou problemas enfrentados pelo banco para reduzir o déficit entre os alunos beneficiários. "O principal problema é localizá-los após a conclusão do curso. Os registros desses alunos com o órgão é apenas universitário, faltam informações pós-universidade e pré-mercado de trabalho", argumentou Lira. Ao final do encontro, Rogério Marinho afirmou estar estudando formas para que os alunos beneficiados pelo Fies possam amortizar a dívida a partir do 25º mês após a conclusão do curso. Segundo o deputado este projeto de lei, de autoria do Poder Executivo, após aprovado promoverá a regularização fiscal das instituições de ensino superior. Na véspera, o relator ouviu sugestões do ministro da Educação, Ferando Haddad. Na quinta, serão ouvidos representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE).
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS