Uma equipe composta por seis Comissários de Menores do Juizado da Infância e da Juventude da Comarca de Porto Velho (RO), participou no último final de semana, nos dias 25, 26 e 27, da “Operação Ferrolinho”, que aconteceu nos Distritos de Nova Califórnia, Extrema e Vista Alegre do Abunã. O trabalho contou com a participação de agentes das DEAAI (Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais), comandados pela Delegadas Juraci Henrique de Souza e Alessandra Paraguassu, Polícia Rodoviária Federal, DPCA (Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e 2º Conselho Tutelar da Capital.
O Comissariado participou da “Operação Ferrolinho”, fiscalizando bares, a venda e o consumo de bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes, boates de prostituição, verificando denúncias de prostituição infantil e o cumprimento por parte de todos, em relação a Portaria 001/99 – JIJ/PVH. “Além dos proprietários desses estabelecimentos comerciais terem sua parcela de culpa, ao permitir que as normas estabelecidas na Lei do Estatuto da Criança e do Adolescente sejam descumpridas, os pais ou responsáveis legais, também participam do erro, por permitirem que seus filhos fiquem na rua após o horário estabelecido na Portaria 001/99 – JIJ/PVH”, enfatizou o Chefe do Comissariado, Almir Rogério.
Durante a realização dos trabalhos, autos de infração foram lavrados pelos Comissários de Menores e mandados de busca e apreensão foram cumpridos pela DEAAI. A Polícia também conseguiu recapturar o foragido da justiça José Pinheiro dos Santos, que se encontrava há oito anos longe da prisão. O foragido era dono da casa de prostituição “Love Night”, localizada no Distrito de Nova Califórnia. Em seu poder foi encontrado também a quantia de R$ 2.600,00, duas identidades falsas, com os nomes de Mario Ângelo Alves da Silva e Pedro Gonçalves de Arruda Filho.
Segundo o Chefe do Comissariado, Almir Rogério, a “Operação Ferrolinho” foi de suma importância, pois iniciou o cumprimento da Agenda Emergencial de Combate a Exploração Sexual. “No início deste ano, várias reuniões foram feitas, com diversos órgãos, onde estratégias foram traçadas para combater esse ato criminoso”, concluiu.