O Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável aprovou a contratação de 39 projetos individuais e uma proposta coletiva com oito beneficiários, para compra de terras com recursos do Programa Nacional de Crédito Fundiário - PNCF.
A decisão beneficia 49 agricultores (39 de Pimenta Bueno, dois de Ministro Andreazza e oito de Colorado do Oeste) que sempre trabalharam como meeiros, arrendatários ou parceiros. Somente para a compra de terras foram disponibilizados um milhão e 800 mil reais e os agricultores poderão ainda ter acesso à mais 740 mil reais para investimento nas propriedades através do Programa Nacional da Agricultura Familiar - Pronaf “A”.
Os beneficiários do PNCF são agricultores sem terra ou com pouca terra e jovens, filhos de agricultores, na faixa etária entre 18 e 24 anos, que desejam permanecer no meio rural e investir numa propriedade. O programa pretende contribuir para a solução da concentração de terras agrícolas, e ao mesmo tempo facilitar ao jovem rural o acesso a terra nos primeiros anos de sua vida economicamente ativa. É uma oportunidade de ocupação no meio rural para o jovem e fixação de mão de obra qualificada no campo. A limitação é que não poderão ser beneficiados filhos de proprietários com mais de três módulos rurais.
Os projetos aprovados pelo Conselho Estadual foram elaborados pela Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater) e serão contratados através das agências do Banco do Brasil nos respectivos municípios. Os recursos são do Fundo de Terras e Reforma Agrária do Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA.