A Prefeitura de Porto Velho vai intensificar o trabalho de fiscalização junto aos sucateiros da cidade visando reduzir o índice de roubos de cabos e fios de cobre usados pelas Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron) para fazer a iluminação da capital e pela Brasil Telecom no sistema de telefonia.
Representantes da Brasil Telecom, Ceron e da Empresa Municipal de Urbanização (Emdur) estiveram reunidos na última segunda-feira (23) com o prefeito Roberto Sobrinho e com a secretária da Fazenda, Miriam Saldanhã para pedir que a Prefeitura, a exemplo de outros municípios, adote medidas mais rígidas para conter o roubo de fios. “Nós vamos usar o poder de polícia da Secretaria da Fazenda”, afirmou o prefeito que fechará parceria com as duas empresas.
Na próxima semana, haverá nova reunião com os representantes da Ceron e Brasil Telecom para definir como será executado o trabalho de fiscalização. A secretária da Fazenda informou que as empresas de sucatas que forem pegas comercializando o fio de cobre terá o alvará de funcionamento cancelado e as que estiveram funcionando irregularmente, serão fechadas. O coronel Valdir Ferro, representante da Ceron, disse que é inadmissível os sucateiros comercializem o produto roubado sem que sofram nenhum tipo de punição.
O diretor institucional da Brasil Telecon, Leonel Durães disse que na sua área de abrangência, que inclui os estados de Rondônia, Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás , Tocantins, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, os roubos já representam uma média de 600 quilômetros, o que equivale a uma distância entre Porto Velho e Cacoal. Transformado em dinheiro, isto chega a R$ 6 milhões. O prejuízo inclui também o roubo dos cabos.
O representante da Emdur, Irevan Silveira disse que só na semana passada, foram roubados 2 quilômetros e 400 metros de fios e cabos na zona leste da capital. “Isto representa sérios prejuízos para a Emdur, pois, em lugar de investirmos em outras áreas que estão precisando de iluminação, temos que repor a fiação nos locais onde ocorreram os roubos”, declarou.