Núcleo Estadual de Arranjos Produtivos Locais é oficialmente instalado em RO

Núcleo Estadual de Arranjos Produtivos Locais é oficialmente instalado em RO

Núcleo Estadual de Arranjos Produtivos Locais é oficialmente instalado em RO

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Ao instalar oficialmente nesta segunda-feira (23) o Núcleo Estadual dos Arranjos Produtivos Locais (APLs), Rondônia deu mais um passo com vistas à implementação do Plano de Desenvolvimento, que garantirá captação de mais recursos do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio. Os APLs são formados por redes de empresas que operam em uma determinada área geográfica colaborando para a obtenção de maior eficiência e competitividade no mercado. A instalação do Núcleo aconteceu durante reunião técnica, na Seplan, em Porto Velho, com a presença de representantes de entidades e instituições que de alguma forma contribuem com o desenvolvimento local, seja por meio de financiamentos, elaboração e implementação de projetos e outras ações, como o Senai, Sebrae, Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia, Fecomércio, Unir, Ceplac, Incra, Seapes, Sedam, Federação da Agricultura de Rondônia, Funai, Embrapa e Ministério da Agricultura. Ao fazer a abertura do evento, o titular da Seplan, João Carlos Ribeiro, recentemente eleito presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento, destacou que há dois anos o Estado passa por um processo de resgate da estrutura de planejamento, seguindo a tendência de todo o país, que nos últimos anos priorizou a questão fiscal em detrimento do planejamento que, juntamente com a educação formam a pilastra do desenvolvimento. A expectativa, conforme João Carlos Ribeiro, é de que a partir desses núcleos, que deverão ser formados em todos os Estados, o Brasil siga o exemplo de países como os Estados Unidos em que as empresas se preparam para licitações com antecedência de até quatro anos. Ele lembrou que o Plano de Desenvolvimento do Estado vem sendo trabalhado há um ano pela Seplan com a Fundação Getúlio Cargas, estando agora na etapa de conclusão com diagnóstico para dar seqüência às proposições dos Arranjos Produtivos Locais. “Esses APLs são a forma mais incisiva de investimento da União nos Estados a partir do próximo Plano Plurianual (PPA), que estabelece diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal”, disse João Carlos, acrescentando que a proposta é de que daqui a 20 anos Rondônia vivencie os mesmos problemas estruturais de hoje na cadeia produtiva. João Carlos ainda falou da necessidade de ampliar o quadro técnico da Seplan, com a contratação, via concurso público, inclusive de um gestor governamental para atender também à Secretaria de Estado das Finanças (Sefin). Ao abordar “Os aspectos gerais sobre a importância dos APLs”, o diretor do Senai-RO, Vivaldo Matos Filho, destacou as experiências realizadas em Goiás junto à indústria madeireira e observou que em Rondônia há vários APLs em evidência, como o moveleiro em Ariquemes e o de laticínios em Ji-Paraná. *VEJA TAMBÉM: * Estado assina convênio para mão de obras das usinas * Convênio fortalece apicultura na região de Vilhena
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS