O apoio prestado às cooperativas rurais por parte do programa de microcrédito administrado pelo Governo do Estado começa a dar seus primeiros resultados em 2007: foram embarcadas na semana passada para Manaus (AM) as duas primeiras carretas carregadas de tomates produzidos em Alto Alegre dos Parecis (localizado a 520km da capital) nos últimos 90 dias por um grupo de 20 produtores organizados em torno de cooperativa local.
“Recebemos R$ 60 mil no começo do ano para comprar adubo, inseticida, fungicida, mangueiras e a turma animou de aumentar o plantio para a próxima safra”, conta, entusiasmado, o horticultor Marcos Dummer, pioneiro da região desde 1985 e presidente da associação.
Os recursos que incrementaram a última safra colhida por Dummer e seus vizinhos veio do programa de microcrédito administrado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Produção e do Desenvolvimento Econômico e Social (Seapes), com mediação da Associação de Crédito Cidadão de Rondônia (Acrecid).
“A vocação natural destas pessoas encontrou seu destino nessas terras, que estão entre as mais férteis de Rondônia. Ao incentivá-las com recursos provenientes de programas de incentivo fiscal, seguindo orientação expressa do governador Ivo Cassol e do secretário Marco Petisco, estamos dando um retorno real à sociedade dos recursos administrados”, afirmou o chefe de gabinete da Seapes, Francisco Evaldo de Lima.
Lima esteve no último fim de semana na Linha 36, em torno da qual estão concentrados os horticultores cooperados de Alto Alegre dos Parecis e foi informado que os horticultores devem filiar-se brevemente à Organização das Cooperativas do Brasil, seccional Rondônia (OCB/RO), conforme adiantou o presidente da entidade, Salatiel Rodrigues.