Decisão do TCE permite ao Estado receber compensação previdenciária

Decisão do TCE permite ao Estado receber compensação previdenciária

Decisão do TCE permite ao Estado receber compensação previdenciária

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O governo de Rondônia poderá ter de retorno um valor estimado entre 30 e 40 milhões de reais, graças a uma decisão do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia – TCE-RO permitindo a compensação entre regimes previdenciários com base na Lei Federal 10887/2004 envolvendo, no caso, os aposentados sob responsabilidade do Estado no período 1988 até 1999. No total, conforme estimativas de técnicos do TCE-RO, estão cerca de duas mil aposentadorias solicitadas por servidores dos vários órgãos estaduais e que vêm sendo pagas através do Estado, e que durante parte de suas vidas profissionais recolheram contribuições tanto para o Regime Geral (INSS). O trabalho de levantamento e identificação dos casos que podem ser enquadrados no que dispõe a Lei 10887/2004, foi iniciado pelo TCE-RO a partir de uma reunião do presidente do Tribunal de Contas, Conselheiro José Euler Potyguara Pereira de Mello com membros da Corte no dia 2 de fevereiro do ano passado, quando foi autorizada a aceleração dos processos de registro de atos de inativação de pessoal no TCE-RO. Segundo o Secretário-Geral de Controle Externo do TCE-RO José Luiz do Nascimento, estimativas feitas por técnicos do próprio Governo do Estado estabelecem entre 30 e 40 milhões de reais os valores que, só com base nas aposentadorias autorizadas naquele período e que vêm sendo pagas pelo Estado, podem retornar para os cofres rondonienses. “Esse retorno será feito a partir do repasse ao Estado, pela União, dos valores que vêm sendo pagos em aposentadorias a servidores que foram para a inatividade no período de 1988 a 1999 e que antes de contribuírem para o sistema estadual já haviam contribuído para o Regime Geral e aqui apenas completaram o período de contribuição requerendo, conforme seu direito, a aposentadoria”, explicou o Secretário-Geral de Controle Externo do TCE-RO. Para realizar esse levantamento, o presidente do TCE-RO Conselheiro Euler Potyguara determinou reforço na equipe do Departamento de Atos de Pessoal do Tribunal e a prioridade na realização deste trabalho haja vista o prazo para o Estado requerer o que lhe é de direito se extinguir no próximo mês de maio. *VEJA TAMBÉM: * Governo promove campeonato de futsal no Urso Panda * TJ/RO implanta SAP nas comarcas de primeira entrância
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS