RECRUTAR, SELECIONAR OU APENAS NOMEAR AGENTES?
O Governo Estadual encaminhou à Assembléia Legislativa de Rondônia projeto de lei, para viabilizar a criação de cem cargos na Secretaria de Justiça, a ex-Secretaria Estadual de Administração Penitenciária. Os cargos denominados de direção superior, na verdade é um recurso para empregar sem concurso público os monitores que irão atuar nos centros que cuidam de menores infratores no Estado. Na verdade, o Governo deveria mesmo é está promovendo concurso público. Nem de longe as funções que pretendem preencher são efetivamente de cargo de direção superior, não são gerenciais e sim casos corriqueiros e funcionais.
No entanto, estamos por aqui nestas paragens do poente. Fatalmente o projeto será aprovado. Mas o Governo deve pelo menos antes de colocar estas pessoas para atuarem junto a menores infratores, realizar o extremamente necessário curso de formação. São cuidados cautelares no trato com estes jovens e principalmente evitar que no futuro por falta de formação e informação, alguém não acabe sendo processado e condenado por algum tipo de deslize.
GOVERNO CRIA A CORREGEDORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Em tempo de deputado sendo investigado pela Corregedoria Parlamentar da Assembléia Legislativa de Rondônia, o Governo Estadual está propondo ao Poder Legislativo a criação da Corregedoria Geral da Administração. O novo órgão deve contar com dezesseis cargos comissionados e estranhamente contará com apenas um assessor jurídico. O curioso é que também o Governo está propondo a criação de 40 cargos comissionados para compor a Comissão de Processo Administrativo e Disciplinar das Secretarias de Educação e Saúde. Se está sendo criado um órgão global para tratar das apurações de ações irregulares de servidores públicos, não se entende porque a Seduc e Sesau foi setorizada. Na verdade o órgão responsável pela a elaboração de projetos do Governo encontra-se completamente perdido.
CADASTRO DE CURRÍCULOS PARA EMPREGOS EM RONDÔNIA
São mais de cem unidades no Brasil e a Gelre em Rondônia também já conta com representação local, atendendo capital e interior. Se você está procurando emprego, então, cadastre seu currículo através do site – www.gelre.com.br. Sem nenhum custo para a pessoa interessada, o currículo passará a constar do banco de dados e a qualquer momento a empresa estabelece contato para encaminhamento de emprego.
Líder e pioneira no seu mercado de atuação, a Gelre é constituída por 14 empresas e conta com mais de 100 unidades de atendimento em todo o território nacional. São mais de 2 milhões de currículos em banco de dados, 4,5 mil clientes e 22 mil trabalhadores na folha de pagamento mensal. Desde sua fundação, em 1963, a Gelre já empregou mais de 4,5 milhões de pessoas. Na Argentina, a empresa atua desde 1995, com 12 unidades, em diferentes cidades, e administra uma carteira de mais de mil pessoas empregadas. Em Rondônia a representação da Gelre está localizada à rua Campos Sales, 2186, centro, prédio da Assefaz, proximidades do Pronto Atendimento da Policlínica da PM em Porto Velho.
Desde sua entrada em funcionamento a Gelre/Rondônia já colocou na ativa no mercado de trabalho centenas de profissionais de nível elementar, médio e superior. A Gelre também vem atuando no Estado como prestadora de serviços disponibilizando profissionais terceirizados a empresas privadas. Mantendo total sigilo das informações prestadas pelos usuários, com o encaminhamento do currículo para o banco de dados da Gelre, até mesmo as unidades de outros estados, podem também convidar o usuário a ser contratado em outra região, diferente de onde reside.
CURSO DE TÉCNICO LEGISLATIVO E ASSESSORIA PARLAMENTAR À DISTÂNCIA
Em decorrência de inúmeras solicitações de profissionais que atuam no interior de Rondônia e inclusive em outros estados, A Associação dos Tecnólogos em Gestão de Recursos Humanos do Estado de Rondônia abre inscrições para o primeiro Curso de Técnico Legislativo e Assessoria Parlamentar que será ministrado na modalidade à distância. O curso visa habilitar profissionais nesta especialidade para atuação nos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, fundações autárquicas e até mesmo na iniciativa privada.
Foi ministrado anteriormente com apoio da Assembléia Legislativa de Rondônia, o Curso de Assessoria Parlamentar nos municípios de Ariquemes, Buritis, Ji-Paraná, Cacoal, Alvorada do Oeste e Vilhena. Recentemente também foi ministrado com absoluto sucesso na capital através da Câmara Municipal de Vereadores. Agora o curso está sendo ampliado, contemplando a parte técnica legislativa. O Curso de Técnico Legislativo e Assessoria Parlamentar terão as seguintes temáticas básicas: Comunicação Legislativa, O papel da Liderança; Competências da Assessoria Parlamentar; Marketing Pessoal; Marketing Político; Marketing Social; Cerimonial e Protocolo; Relações Públicas; O papel da Imprensa; Atribuições do Poder Legislativo; Redação Oficial; Processo Legislativo; Técnica Legislativa ( produção e laboratório)
A realização do Curso de Técnico Legislativo e Assessoria Parlamentar é uma parceria da Associação dos Tecnólogos em Gestão de Recursos Humanos do Estado de Rondônia e a Empresa Talentos Humanos Consultoria e Treinamento Ltda. As inscrições devem ser solicitadas através do email: associacao_tgrh@hotmail.com ou pelo contato 8116-9750. Será cobrada apenas uma taxa de inscrição no valor de R$ 110,00 (cento e dez reais).
SAÚDE DE PORTO VELHO: UMA PORCARIA
E não é que Sid Orleans deixou mesmo a Secretaria Municipal de Saúde para ser candidato a vereador. O rapaz parece ser mesmo corajoso. Em meio a tantas críticas e inclusive graves denúncias de "maquiagem de dados" relativo à dengue na capital, o camarada se lança numa empreitada eleitoral. Esta semana mais complicações. Quem necessitou de exames, teve mesmo que madrugar.
BELO EXEMPLO NA CÂMARA MUNICIPAL
Os concluintes do Curso de Formação de Assessoria Parlamentar fizeram uma campanha de arrecadação de alimentos que foram entregues durante a Missa Partilha no último sábado na Paróquia Santuário Nossa Senhora de Fátima. Belo exemplo. Quarenta e três servidores concluíram o curso.
ÍNDIOS PROTESTAM E CONDENAM OMISSÕES E INCOMPETÊNCIAS
Durante a audiência pública realizada esta semana na Assembléia Legislativa de Rondônia o que se viu é o retrato do descaso, da incompetência, da omissão, ou como os próprios índios afirmaram, falta vergonha na cara de certas "otoridades". Centenas de jovens concluíram o ensino fundamental e a Seduc não consegue emplacar o ensino médio. O secretário de Educação foi repudiado e duramente criticado por desrespeitar as comunidades indígenas. Vários professores-indígenas esperam pelo curso superior, e apesar de contar já com recursos financeiros, a Fundação Universidade Federal de Rondônia simplesmente está "dormindo". Índios esperam atendimento para casos graves registrados nas aldeias.