Com a diminuição das chuvas no Estado, os termômetros sobem gradativamente da capital ao Cone Sul, considerada a região de clima mais ameno.
O calorão voltou com tudo e agora segundo as previsões é para ficar de vez. Até o final de semana a espessa cobertura de nuvens e as constantes chuvas estavam mantendo temperaturas mais amenas, principalmente á noite. Em média, as temperaturas mínimas estavam oscilando entre 20°C em Vilhena e 23°C em Porto Velho. As máximas subiram em todo o Estado nesta segunda-feira, com recorde de calor em Vilhena, Cacoal, Ji-Paraná e Ariquemes. Em todas essas cidades, a máxima passou de 33°C sendo a mais elevada registrada em Ji-Paraná, com 36,4°C no registro oficial do aeroporto e 38°C no termômetro digital do centro da cidade.
Em Vilhena, às 17 horas (UTC), 13 horas (Hora Rondônia), a temperatura marcava 32°C na estação do SIVAM e 33,3°C na avenida Major Amarante. Quem reside na "cidade clima" tem o respaldo das temperaturas noturnas, que sempre baixam devido à altitude, mas essa semana o calor será marcante também durante as madrugadas.
Na região central do Estado, o calorão promete ser intenso essa semana segundo previsões do CPTEC/INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) do (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). As mínimas devem variar de 24°C a 26°C e as máximas facilmente ultrapassando dos 33°C.
Em Porto Velho, as temperaturas também continuam bastante elevadas, embora as pancadas de chuvas ainda aconteçam, principalmente entre o final da tarde e inicio da noite. Devido ao intenso mormaço, há risco de temporal localizado em alguns bairros da capital no decorrer dessa semana.
*
Mais informações no site:
*-
De Olho no Tempo – Rondônia