Doutora pela Universidade de São Paulo (USP) e catedrática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), a geógrafa Dirce Suertegaray confirmou que estará em Rondônia nesta segunda-feira (26) para, em Porto Velho, proferir a conferência sobre o tema “Impactos Ambientais e o Papel da Pós-Graduação na Amazônia”, a partir das 19h00, no auditório das instalações centrais da Universidade Federal de Rondônia (Unir-Centro).
A palestra da doutora Dirce Suertegaray é o destaque da programação da solenidade preparada pelo Departamento de Geografia da Unir para marcar a abertura das atividades acadêmicas de 2007 do Curso de Mestrado em Geografia da instituição, segundo informa o professor doutor Josué da Costa Silva, coordenador da pós-graduação.
Reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Mestrado em Geografia da Unir já recepciona 47 interessados, sendo que 20 destes terão com a conferência da geógrafa gaúcha a sua primeira aula. Especialista em processos de desertificação, a doutora Suertegaray é presença constante em eventos organizados por entidades preservacionistas e instituições acadêmicas sempre que o debate aborda a questão dos impactos ambientais.
De acordo com o professor Josué da Costa Silva, o curso de Mestrado em Geografia da Unir acaba de ser objeto de uma visita de inspeção de auditores da Capes, cujo trabalho deixou uma expectativa de avaliação bastante animadora entre professores e alunos da pós-graduação. Caso tudo ocorra como se espera, conforme o coordenador do Mestrado, em no máximo dois anos o curso deverá ser contemplado com uma mudança de nível, passando de 3 para 5 na escala que tem o nível 7 como a suprema excelência.