O Centro Técnico e Operacional (CTO) de Porto Velho, unidade do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), participará nos próximos dias de duas conferências estaduais de meio ambiente. A 3ª Conferência Estadual de Meio Ambiente de Rondônia será realizada em Porto Velho, no auditório da Faculdade São Lucas, e começa na noite desta sexta-feira (14). Já a 3ª Conferência Estadual de Meio Ambiente do Acre começa na próxima terça-feira (18), na capital, Rio Branco. A área de abrangência do CTO de Porto Velho compreende os Estados de Rondônia, Acre e Mato Grosso.
O gerente do CTO de Porto Velho, José Neumar Silveira, participará da abertura da conferência rondoniense na noite desta sexta-feira. O Sipam será representado durante todo o evento por dois delegados – os analistas Tatiane Checcia e Paulo Schroder. No sábado, às 9h, o meteorologista Ranyere Nóbrega fará uma palestra sobre o tema "mudanças climáticas" e abordará vários assuntos, como as formas de redução dos gases do efeito estufa, a adaptação ao aquecimento global, as novas tecnologias de estudos do clima, além da educação ambiental.
Nóbrega ressaltou que há evidências do aquecimento global e é preciso o uso sustentável dos recursos naturais. “No Brasil, quase 75% dos gases responsáveis pelo efeito estufa são de queimadas e desmatamento. O nosso país não é obrigado a reduzir a emissão destes gases poluentes porque quando foi feito o Protocolo de Kioto, há dez anos, não contaram com o desmatamento e as queimadas. Se estes dois fatores forem levados em conta, o Brasil salta para a quarta posição na emissão de gases do efeito estufa”, afirmou.
Para o meteorologista, os fatores naturais do aquecimento global estão sendo antecipados pela ação do homem. As alternativas para minimizar o problema são o reflorestamento, a adoção de energias renováveis, agricultura e agropecuária feitas de formas sustentáveis.
ACRE
O Sipam também estará presente na 3ª Conferência Estadual de Meio Ambiente do Acre, sendo representado pelo analista Thiago Bortoleto Rodrigues. O evento acontecerá nos dias 18 e 19, em Rio Branco.
Na Capital acreana, o analista terá reuniões com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente para apresentar o Projeto de Manutenção e Restauração de Bacias Hidrográficas (Probacias) e o Projeto de Monitoramento de Impactos Ambientais no eixo da BR-364.