*Foi transferida para a Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária no Amazonas – Incra/AM a reunião que decidirá, amanhã (06/03), como destinar as terras públicas devolutas que estão sendo motivo de conflito na região de Lábrea, no sul do Amazonas.
*A reunião, que já teve uma prévia semana passada, em Porto Velho, ocorrerá agora com a presença dos superintendentes de Rondônia, do Acre e do Amazonas, o ouvidor agrário nacional e o diretor nacional de programas na unidade responsável pela situação fundiária no Amazonas. As reivindicações das famílias sem-terra acampadas na região já foram ouvidas por Olavo Nienow, superintendente em Rondônia, e serão levadas a Manaus para que todos os participantes tomem conhecimento da violenta realidade que assola a região.
*O trabalho conjunto entre as superintendências irá levantar áreas que ainda podem ser arrecadadas pela União na localidade. Até agora, o Incra já arrecadou a Gleba Iquiri, na qual será criado o Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Gedeão, que assentará 164 famílias. Além disso, um outro projeto sustentável já está sendo planejado e receberá 200 famílias. Com essa união de esforços, o Incra pretende regularizar a situação das terras em Lábrea, contemplar as reivindicações dos movimentos sociais e pôr fim aos conflitos no local.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Polícia Ambiental solta quelônios no rio Candeias
*
Polícia Ambiental firma parceria com ONG Pedra Bonita