Uma entrevista coletiva dada pelo presidente da Fundação Iaripuna, Julio Iriarte, na manhã desta quinta-feira (1), tratou de detalhes do envolvimento da Prefeitura no Carnaval da capital. A melhor notícia foi para os presidentes das seis escolas de samba do grupo principal de Porto Velho foi a liberação de R$ 100 mil nesta sexta-feira (2) para ajudar nas despesas das agremiações, cumprindo promessa do prefeito Roberto Sobrinho.
*De acordo com o regulamento da Federação das Escolas de Samba, a sétima escola, Asfaltão, não deve entrar no rateio por que este ano está no grupo de acesso.
Iriarte falou de todos os preparativos para este carnaval, desde o local, datas e horários do desfile das escolas e blocos na avenida Costa e Silva, até o forte esquema de segurança que é montado para garantir a tranqüilidade no trânsito e dos brincantes. Segundo Iriarte, este é o maior esquema de segurança já montado em um carnaval na capital. ”A segurança dos foliões, tanto no trânsito como na avenida e locais onde vão acontecer às festas carnavalescas, está garantida pelo efetivo da nossa policia militar, depois de várias reuniões onde foram traçadas as estratégias para que todos possam brincar e se divertir com tranqüilidade,” afirmou.
*Baile Municipal
*A novidade no carnaval da capital deste Ano é a volta do Baile Municipal, um resgate depois de interrompido por 20 anos. O baile acontece na sexta-feira (9) com várias atrações, inclusive a participação de sambistas, porta-bandeiras e mestres-salas do Rio de Janeiro. Os convidados para este baile serão obrigados a participarem fantasiados ou em trajes esporte fino, como manda a tradição das antigas festas realizadas pela sociedade porto-velhense. Os convites, que não serão vendidos, estão sendo distribuídos pela organização do evento. No dia 10, as atrações do baile municipal estarão se apresentando numa festa mais popular, desta vez aberta à toda a comunidade, com local ainda a ser confirmado.
*Atrações e oficinas
*Os mestres-salas, porta-bandeiras e sambistas cariocas convidados para o baile municipal, estarão participando de uma oficina para porta-bandeiras e mestres-salas das escolas de samba de Porto Velho. As oficinas vão ser realizadas no Aquarius Selva Hotel, pela manhã e tarde nos próximos dias 8 e 9.