VEJA O VÍDEO NO FINAL DA MATÉRIA
Na manhã desta quinta-feira (10), um caminhão do Exército Brasileiro, com cinco militares a bordo, foi flagrado com uma carga de feijão supostamente estragada e que foi jogada fora num sítio a cerca de 50 quilômetros da capital.
O caminhão identificado como EB 05809 saiu do quartel da 17ª Base Logística, na avenida Pinheiro Machado, por volta de 8h00 da manhã. Na carroceria cerca de quatro toneladas de feijão destinado ao consumo dos militares baseados na Amazônia e que se encontra com o prazo de validade vencido.
O veículo do Governo Federal seguiu pela estrada da Penal até o ramal “A volta das 3 Marias”, nas proximidades do PA – Projeto de Assentamento Rio Madeira, a cerca de 50 km da capital. No local de difícil acesso, os militares entraram num sitio, onde atrás da casa, ao lado de um chiqueiro, descarregaram 160 fardos de feijão de 30kg cada, totalizando 4.800 kg de feijão da marca “Premier” tipo 1, com validade vencida no último dia 21 de dezembro de 2007.
Logo após a saída dos militares do local, a reportagem do Rondoniaovivo entrou no sitio, onde reside um casal de idosos e um jovem. O proprietário, de nome José, disse que o feijão supostamente estragado foi deixado pelos militares para alimentar os porcos de sua pocilga, que conta com apenas cinco animais bem magros. De acordo com o sitiante, os militares já estiveram no local outras vezes. Segundo o proprietário, no ano passado os militares também levaram outra “carrada” de feijão que deu para alimentar seus porcos durante quase seis meses. Seu José disse que foi "agraciado" com a doação porque tem um irmão que é Cabo da Guarnição.
Após cumprirem a missão, os militares voltaram para o quartel.
DEPÓSITO
A 17ª Base Logística, grupamento militar que jogou a comida fora foi criado em 1º de novembro de 1993, por meio da Portaria Ministerial nº 090-Res, de 25 de outubro de 1993, e ocupou as instalações do então, Depósito de Subsistência de Porto Velho, unidade criada em 1975.
A finalidade da criação da 17ª Base Logística, foi dispor à 17ª Brigada de Infantaria de Selva - Brigada Príncipe da Beira - do instrumento militar que necessitava para superar as deficiências de apoio Logístico existente à época.
De acordo com o site do Exercito Brasileiro a missão, que marca sua atividade fim, é de adquirir, receber, e distribuir suprimentos as diversas organizações militares subordinadas a 17ª Bda Inf Sl, localizadas nos estados de Rondônia, Acre e parte do Amazonas.
*-