Secretário afirma que Semed cumpriu Lei e escolas atingiram quórum em eleição da diretoria

Secretário afirma que Semed cumpriu Lei e escolas atingiram quórum em eleição da diretoria

Secretário afirma que Semed cumpriu Lei e escolas atingiram quórum em eleição da diretoria

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O secretário adjunto da Secretaria Muncipal de Educação (Semed), Erivaldo de Souza Almeida, garantiu que na apuração do resultado das últimas eleições para a gestão democrática das escolas que ocorreu no dia 07 de dezembro, houve erro de cálculo de um índice de proporcionalidade. Este erro levou a secretária Epifânia Barbosa da Silva, a enviar documento à 14 escolas municipais comunicando que daria seguimento às indicações da direção, mesmo sem as escolas terem atingido o quórum mínimo exigido em Lei. Segundo Almeida, a suspeita de erro no cálculo foi feita por alguns integrantes da própria Comissão e dos candidatos a direção das escolas. “Depois dessa sensibilização por parte de algumas pessoas, resolvemos chamar os matemáticos que fizeram a fórmula e eles constaram o erro em um dos índices”, explicou Almeida. Ainda segundo o secretário adjunto, o erro é explicado pela ausência de matemáticos na Comissão, e pelas longas explicações textuais que ensinam a calcular os índices. Esses “rodeios, que para um matemático seriam muito simples, para pessoas que são alheias a esta ciência acabaram complicando a execução correta dos cálculos”. Não foi feito nenhum documento formal ou ata da reunião em que os candidatos à direção foram chamados e tiveram as explicações dadas pelos matemáticos, afirmou o secretário. Quanto a interferência do vereador Mário Jorge (PDT), Almeida afirmou que o vereador teria recebido a visita de um candidato à direção e este afirmado que achava que os cálculos estavam errados e que a eleição teria sim atingido o quórum. Partiu de Mário Jorge, segundo Almeida, a convocação dos matemáticos para explicar a forma correta de calcular os índices de votos das eleições. MAQUIAGEM Erivaldo Almeida garantiu que esta explicação não se trata de maquiagem para justificar a posse dos candidatos à direção das escolas e que a secretária Epifânia não teria qualquer intenção política de indicar pessoas para ocupar os cargos de direção, sem que estes tivessem cumprindo a Lei. Porém, mesmo que o quórum não fosse atingido, de qualquer forma haveria a indicação, garantiu o secretário adjunto. Almeida afirmou que nas eleições anteriores (para o triênio 2005/2007), não houve esse problema e que a fórmula mantêm-se a mesma. Saiba mais sobre o assunto: Semed contraria Lei e empossa diretores de escolas que não obtiveram quórum em eleição de gestão
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS