ARTIGO - Realidade fantástica - Por Hamilton de Lima e Souza

ARTIGO - Realidade fantástica - Por Hamilton de Lima e Souza

ARTIGO - Realidade fantástica - Por Hamilton de Lima e Souza

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

* Romance, ficção, realidade fantástica. O livro “Não Verás País Nenhum”, de Ignácio de Loyola Brandão pode ser considerado tudo isto. Concebido pouco antes de 1982, em plena ditadura militar, questiona a corrupção brasileira, controlada por uma entidade chamada Esquema. No Esquema tudo se concebe. Propina, autoritarismo, distorção de realidade, alienação, crítica aos publicitários e jornalistas, sociólogos, tudo bem condensado com um bom desenrolar. * Embora seja considerado um texto clássico dos tempos de chumbo, somente agora tomei vontade para apreciar. Um pouco de 1984 de George Orwell(1948), um pouco de Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley(1931) e muito da semiótica corrupta da nação Brasil, um amontoado de interesses micro sobre um universo macro fragilizado pelas experiências ditatoriais ideológicas. * Numa concepção supra temporal, o texto inclui Rondônia, ainda que superficialmente. Ignácio tece severa crítica ao imobilismo dos intelectuais, que se posicionando contra os regimes de exceção ficaram durante muito tempo conjeturando, esperando a mobilização de massas. Este comportamento continua acontecendo, e as massas alienadas, cansadas de buscar um status qualquer que não seja o da miséria física, mais evidente que a miséria humana, continuam dispersas, aguardando atitudes assistencialistas de governantes tanto de esquerda como de direita. Em troca de migalhas se contentam com sua existência exígua e estúpida. * Na concepção de Loyola os meios de comunicação e seus agentes têm a função de colaborar com os crimes do Esquema e grupos como os Civiltares. * O grande momento é a concepção do deserto amazônico, uma obra que está em andamento, principalmente quando se aprova uma lei como a 11.284, de março de 2006. Esta lei é ótima para o projeto de desertificação do Brasil e tomada de terras por grupos internacionais. Com passagens pessimistas e outras reflexões metafísicas Loyola constrói uma desconstrução maravilhosa do país que conhecemos. Vale a leitura. * Como diz o personagem Souza, professor de história do romance, meu único medo é que as estrelas tenham se deslocado e, portanto não sirvam mais como referência. * A edição que apreciei saiu pelo Círculo do Livro. A mais recente edição é da Global. *Hamilton Lima e Souza é professor universitário
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS