O projeto foi indicado pela Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia - Ameron e escolhido pelo IBDFAM como uma das seis experiências de solidariedade jurídica a ser apresentada no evento, que acontece em Belo Horizonte – MG, de 14 a 17 de novembro, ocasião em que serão comemorados 10 anos de existência do Instituto, que é uma das principais referências no campo do Direito de Família no País.
Advogados, acadêmicos, magistrados, professores, promotores, psicólogos, psicanalistas e assistentes sociais de todo o Brasil debatem o tema "Princípio da solidariedade familiar". Serão 34 palestras, uma conferência de abertura, sete apresentações de trabalhos científicos e workshops em dois auditórios. Muitas atrações, além da programação científica, foram preparadas, como a mesa científica especial - Estatuto das Famílias e Reuniões profissionais.
O projeto Paternidade Responsável foi lançado no dia 24 de setembro, visando promover reconhecimentos espontâneos de paternidade pelos pais biológicos, por meio de registro civil, de crianças e adolescentes que estudam na rede pública de ensino de Porto Velho. O dia 10 de novembro de 2007 marcou o primeiro Dia da Paternidade Responsável, no Instituto Educacional Carmela Dutra. Centenas de pessoas compareceram à escola.
Na primeira etapa do projeto, as triagens que ocorreram na Escola Castelo Branco, a equipe do Paternidade Responsável realizou 1.353 atendimentos. Ao todo Em Porto Velho foram detectadas 6 mil crianças, em idade escolar, sem o reconhecimento paterno. Mais duas ou três etapas do projeto acontecerão em 2008 com o objetivo de atender todos os casos, sendo a intenção que seja permanente e estendido a outras Comarcas.