Governo define limitação a construtores no Madeira

Governo define limitação a construtores no Madeira

Governo define limitação a construtores no Madeira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério de Minas e Energia publicou nesta sexta-feira portaria definindo as restrições a construtores e fornecedores de equipamento no leilão da usina de Santo Antônio, no Rio Madeira. Essas empresas só poderão ter 40% de participação no consórcio na data do leilão e 20% na sociedade que for constituída para a construção da usina. A decisão não deve atrapalhar os planos dos consórcios formados para o leilão encabeçados por construtoras, um com a Odebrecht e outro com a Camargo Corrêa. Segundo a Folha Online apurou, a Odebrecht tem 31% de participação no consórcio e pretende diminuir esse percentual depois da disputa, caso seja vencedora. Já a Camargo Corrêa já estaria dentro dos limites de 20%. A portaria proíbe ainda que os construtores e fornecedores tenham direito a veto na sociedade e sejam impedidos de votar em casos em que haja conflitos de interesso, como, por exemplo, na definição do preço que será pago pelos equipamentos. Inicialmente, o governo havia estabelecido a limitação de 20% também para a participação no leilão. A idéia foi barrada na Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), que pediu para as áreas jurídicas do ministério e da própria agência para verificar se a proposta não prejudicaria a concorrência e contraria a lei. De acordo com o governo, a restrição foi imposta a pedido do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), que deverá financiar o empreendimento. O banco teme que, caso construtores e fornecedores tenham grande participação na sociedade, eles cobrem um preço mais alto do que o de mercado por seus próprios serviços --o que encareceria o valor da energia ao consumidor. *VEJA TAMBÉM: * Enquete mostra que maioria de leitores concordam com o barateamento da energia elétrica em Rondônia, com vinda das Usinas * USINAS DO MADEIRA - Bolivianos ameaçam fechar porto de Guayara em protesto contra Licença Prévia
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS