Secretário de Saúde refuta denúncias veiculadas sobre Maternidade Municipal

Secretário de Saúde refuta denúncias veiculadas sobre Maternidade Municipal

Secretário de Saúde refuta denúncias veiculadas sobre Maternidade Municipal

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Secretaria Municipal de Saúde convocou a imprensa na manhã desta sexta-feira (22), para esclarecer notícias veiculadas na imprensa local, de que a maternidade não estaria funcionando ou funcionando precariamente. O Secretário Sid Orleans e a diretora Ida Peréa prestaram informações e dados dos três primeiros meses da maternidade. *A Maternidade Municipal de Porto Velho é destinada aos partos de baixa e média complexidade, o que envolve os partos naturais e cesárias sem complicação. Os partos de alta complexidade (cirurgias de alto risco), são atendidos pelo Hospital de Base. Antes da inauguração da Maternidade, o HB atendia todos os tipos de parto e ficava sobrecarregado. Em 80 dias de funcionamento, a Maternidade já realizou 764 procedimentos, sendo 633 partos normais, 115 partos cesarianos. *Sobre a denúncia da falta de um aparelho de Ultrasonografia, o secretário afirmou que o equipamento está em processo licitatório, porém a ausência deste não desqualifica o serviço da maternidade e nem põe a vida das pacientes em risco, uma vez que o local é destinado para receber as futuras mães já em trabalho de parto, não necessitando de Ultrassom. “Se a mãe ou o feto apresentam algum indício de risco ( bebê atravessado, sentado, ou outra complicação que pode ser detectado por outros métodos clínicos), o parto passa para média ou alta complexidade e essas pacientes são encaminhadas ao HB”, afirmou o secretário. *O secretário refutou denúncias veiculadas em alguns veículos de imprensa de que a maternidade não estaria funcionando. “A não informação ou a informação errada são desastrosas para a população, que, geralmente acredita no que lhe é passado. A Prefeitura está sempre aberta, não fomos procurados em nenhum momento. As pessoas estão ligando para perguntar se a maternidade está funcionando”, disse Orleans. Todas as pacientes preenchem um formulário de satisfação e segundo o secretário, os índices de satisfação chegam a quase 90%. *Segundo a diretora Ida Peréa, a maternidade está em boas condições de funcionamento dentro do princípio a que ela foi destinada e previamente pactuado com o estado. São 72 leitos incluindo sala de pré-parto, pós-parto e berçário, gerando uma meta de 350 partos por mês. O secretário disse não trabalhar com metas, apenas atender a demanda. Para exemplificar melhor o serviço, toma como dados o número de partos normais no HB que caiu de 308 em junho para 100 em agosto. *
Atendimento para interior e cidade de outros estados
* A maternidade não atende somente partos de mães do município, mas também pessoas do Acre, Amazonas e várias cidades do interior do estado. Maria Silvana de Souza Dias veio de São Miguel do Guaporé, para ter seu filho na capital. Ela teve um parto cesariano, seu bebê nasceu com 4kilos. “Tive um excelente atendimento aqui na maternidade, tanto eu como minha mãe, fomos bem recebidas e bem tratadas da hora que chegamos até agora. Dou nota 10 em tudo!”, disse a mãe, que estava pronta para sair da maternidade com seu bebê.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS