Detentos fazem curso profissionalizante em Ariquemes
*A Vara de Execuções Penais da Comarca de Ariquemes, através do juiz Arlen José Silva de Souza, está dando total apoio ao projeto Construindo a Liberdade, fruto de um convênio celebrado entre a prefeitura do município e o governo do estado. O objetivo é promover uma atividade ocupacional, garantindo a ressocialização de presos em regime fechado e semi-aberto, diminuindo gradativamente a pena.
*A proposta do projeto Construindo a Liberdade é inédita no estado de Rondônia e se constitui de duas etapas paralelas. A primeira consiste em um curso profissionalizante no período matutino e a segunda, na realização de atividades junto à prefeitura de Ariquemes no período vespertino. Os apenados desenvolvem atividades no Conselho Tutelar, Postos de saúde, IML e nas Secretarias de Promoção Social e de Obras.
*De acordo com o juiz, atualmente cerca de 50 presos estão inseridos no projeto. Os detentos vão receber R$ 300,00 pelo trabalho, dos quais 25% vão para o FUPEN ? Fundo Penitenciário Nacional. Alunos de outros cursos do Senai apresentaram aos presos uma palestra sobre desenvolvimento empresarial e mercado de trabalho.
*A população carcerária atual da comarca de Ariquemes é de aproximadamente 314 apenados em regime semi-aberto e fechado. O juiz Arlen José espera ampliar cada vez mais os horizontes do projeto e beneficiar todos os detentos.