*A greve na Universidade Federal do Acre (Ufac) começou ontem. Para a maioria dos cursos o semestre terminou antes da paralisação e alguns professores estão concluindo a aplicação das provas finais. As 27 turmas de Pedagogia do convênio entre a academia e o governo do Estado ainda estão tendo aulas e pediram ao comando de greve a liberação das atividades durante o período de greve.
*O pedido e a continuidade da greve foram avaliados na manhã de ontem durante assembléia de professores.
*Os professores, reivindicam, além dos 18% de reajuste salarial para compensar os 145% de perdas acumuladas em 10 anos, a retirada imediata do projeto da Reforma Universitária do Congresso e maiores explicações sobre o projeto das Florestas, que incentiva indús-trias a investirem na Amazônia. Na opinião da academia, o incentivo será estendido ao desmatamento na região.
*Outro ponto de luta dos professores é a política salarial do governo federal. "A idéia é não dar reajuste em cima do salário base e conceder gratificações, não aceitamos mais isso", comentou o comando de greve.
*O início do semestre letivo pode ficar prejudicado com a paralisação dos professores, que não têm data prevista de retorno, segundo o professor José Ronaldo Guerra, do Comando de Greve. (T.C.)