Prefeitura faz audiência pública para debater concessão do lixo

Prefeitura faz audiência pública para debater concessão do lixo

Prefeitura faz audiência pública para debater concessão do lixo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*A comunidade portovelhense, autoridades e órgãos ligados à sanidade e ao meio-ambiente terão a oportunidade de debater o projeto de concessão de limpeza pública, cuja complexidade, por trazer embutido uma série de inovações, causou polêmica na Câmara de Vereadores, onde acabou rejeitado, obrigando o prefeito Roberto Sobrinho a lançar mão de uma lei municipal, que o autoriza a regulamentar a concessão desse tipo de serviço, por decreto. *Para isso a Prefeitura realiza na próxima sexta-feira, a partir das 9h, na Biblioteca Francisco Meireles, audiência pública para apresentar e debater o projeto. O prefeito Roberto Sobrinho reiterou por diversas vezes que queria ?tirar do Palácio Tancredo Neves o poder de decidir em projeto que envolve toda a comunidade?, mas sua intenção não foi bem assimilada por alguns vereadores, que não viram o alcance do projeto, acabando por rejeita-lo em duas oportunidades. *Ibama, Tribunal de Contas, Ministério Público Estadual e Federal, Câmara de Vereadores e diversos outros órgãos, além dos representantes da comunidade, estão sendo convidados a participar do evento para conhecer e debater a proposta da prefeitura. A concessão, para o prefeito Roberto Sobrinho, é um caminho sem volta. *- Não vamos renovar, nem fazer mais contratos de prestação de serviços, como o que é mantido até hoje, pelo qual a contratada tem responsabilidade apenas pelo recolhimento do lixo, recebendo por tonelagem coletada. Nosso projeto é bem mais abrangente. A concessão dos serviços de limpeza pública, a partir de agora vai agregar uma série de outros serviços. A vencedora da licitação terá que construir aterro sanitário, usina de reciclagem de resíduos sólidos e compostagem de resíduos orgânicos, implantar a coleta seletiva e, ainda, providenciar a queima do gás metano, conforme estabelecido no Protocolo de Kyoto, acordo ambiental do qual o Brasil é um dos signatários, explica o prefeito. *O secretário municipal de Serviços Públicos, Marcelo Fernandes, acrescenta ainda a obrigação de instalação de centrais que estão sendo chamadas de eco-pontos, ?onde os moradores e principalmente empresas da construção civil, poderão fazer a entrega voluntária de resíduos de construções e demolições, para o reaproveitamento em capa asfáltica, brita, fábrica de bloquetes, enfim, uma série de sub-produtos?, explica. *Para assumir essa gama de novos serviços, a vencedora da licitação terá que fazer investimento imediato de pelo menos R$ 10 milhões. -* O município não tem condições de arcar com esse custo, por isso optamos pela concessão, explica Roberto Sobrinho. O secretário Marcelo Fernandes disse que o edital será lançado na praça no dia 13 de setembro. A licitação deverá estar concluída até o fim do ano. No fim deste mês vence o contrato, já aditado, com a atual prestadora do serviço de coleta de lixo.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS