*O Movimento dos Sem-Terra (MST) fez a sua primeira vítima, atingida por um tiro de espingarda calibre 12. O crime aconteceu na madrugada de sexta-feira, às 3h, na entrada da fazenda Água Quente, no quilômetro 52 da BR-402, sentido ao Bonfim. O caseiro Joaquim de Araújo Santos, 39 anos, está internado no Hospital Rubens de Souza Bento e passa bem.
*O gerente da fazenda, Deuzito, registrou um boletim de ocorrência de tentativa de homicídio sofrida pelo caseiro Joaquim de Araújo Santos, no 3º DP (Distrito Policial) para que investigue o caso. Ele foi alvejado por um tiro de espingarda calibre 12.
*A vítima teve várias perfurações no seu corpo e o osso da perna esquerda ficou trincado com o impacto do tiro. Joaquim deu entrada no Pronto Socorro Francisco Elesbão por volta das 5h da manhã. Agora o caseiro está em observação no Hospital Geral de Roraima e não corre risco de perder a vida.
*A equipe da Folha esteve com a vítima no hospital, que confirmou a presença de integrantes do MST. Ele disse que as pessoas chegaram em carros, vários caminhões e um ônibus, na tentativa de invadir a fazenda. Devido à sua recusa, dispararam um tiro contra ele. Segundo Joaquim, os integrantes chegaram na porteira da fazenda por volta das 3h e fizeram muito barulho, quando ele acordou, dirigindo-se ao local.
*“Eles estavam tentando arrombar o cadeado da porteira e gritavam dizendo que iriam invadir. Quando cheguei na porteira, disse que ninguém iria entrar e logo ouvi uma pessoa gritando ‘pega aí’. Foi quando senti o impacto do disparo vindo do lado de fora da porteira. Não deu para saber quem disparou”, lembrou, ao informar que no mesmo momento foi acudido por um outro caseiro que o levou para dentro da casa.
*“Ligamos para a polícia militar e também para o gerente da fazenda. Depois não sei o que aconteceu. Mas, eles não invadiram a fazenda”, disse Joaquim, ainda no hospital, afirmando que deve voltar para o seu trabalho assim que receber alta e não permitirá a entrada dos integrantes do MST, que carregavam a bandeira do movimento.
*O caseiro acusou os integrantes do MST de tentarem tirar a sua vida. “Esse movimento é de bandidos, eles tentam intimidar as pessoas. Mas, eu vou voltar para lá e não deixarei ninguém entrar. Alguma providência deve ser tomada contra essas pessoas”, disse.