*O Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia-IPEM/RO intensificou nos dias 13,14 e 15 de julho na capital, operação especial denominada ?Boa Viagem? visando a fiscalização de pneus novos automotivos, motocicletas e capacetes sem a certificação de qualidade de conformidade regulamentada pelo INMETRO.
*E como resultado os agentes metrológicos do IPEM-RO fiscalizaram 15 estabelecimentos comerciais verificando 305 capacetes de proteção, dos quais 10 foram apreendidos e 870 pneus automotivos e 3 também apreendidos.pois os pneus não ostentavam a identificação da certificação, tornando-se inadequados ao uso e capazes de provocar acidentes quando utilizados.
*Segundo Francisco José Fernandes, superintendente do IPEM-RO, tal procedimento desta operação visa orientar os proprietários de automotores e motocicletas no que se refere a sua própria segurança, pois os mesmo desconhecem a legislação vigente.Fernandes disse que é dever do Estado prover a proteção da vida e da incolumidade das pessoas e nesse sentido o governador Ivo Cassol vem buscando dar todo apoio na realização dos trabalhos que devem ser executados.
*De acordo com o artº 3 da Portaria 086/2002 do INMETRO, os capacetes para condutores e passageiros de motocicletas e similares, certificados com a NBR 7471/86, deverão estar fora do mercado de consumo brasileiro no prazo de até 36 meses, do qual o prazo acabou em maio deste ano. Conforme determinação do INMETRO, os pneus remoldados também serão fiscalizados a partir de julho de 2006.