*O tutor dos cursos superiores instalados recentemente em Buritis, Lucas Paulo de Freitas, disse que este avanço no ensino foi obtido em razão de um convênio envolvendo quatro instituições: duas públicas e duas privadas. A Unitins (Fundação Universidade de Tocantins) sediada em Palmas no Estado de Tocantins ficou responsável pelo material pedagógico (incluindo apostilas, docentes, secretária) por ser uma entidade autorizada pelo Ministério da Educação a oferecer cursos na modalidade de educação à distância).
*De acordo com Lucas Paulo, o suporte técnico está cargo da Educon, empresa privada responsável pela geração, edição, arquivo e transmissão das tele-aulas, via satélite, para todo o país. Com sede em Curitiba é a responsável também pelo suporte dos alunos via internet, bem como aos assistentes acadêmicos e tutores nas atividades da secretaria acadêmica.
*Junto a estas duas parcerias, agrega-se a Coeda (Cooperativa para o Desenvolvimento da Amazônica), sediada em Ariquemes, sendo sua responsabilidade a seleção e o treinamento de assistentes e tutores acadêmicos, bem como a consultoria necessária para a organização inicial das telesalas na região do Pólo Regional de Ariquemes, que inclui 19 municípios. *Faz parte das atribuições da Coeda, o fornecimento de equipamentos como televisor, sistemas para recepção via satélite, computador e entrega de apostilas.
*Ao concluir, o tutor destaca a participação da Prefeitura Municipal de Buritis, que mediante sua Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura, firmou um convênio junto a Coeda e por meio dela está oferecendo à população cursos superiores de administração, ciências contábeis e normal superior.
*Em Buritis a telesala está instalada no Colégio Amiguinho. A composição por turma é a seguinte: 22 alunos no curso de administração; 20 no de ciências contábeis; e 41 no curso normal superior. O secretário municipal de Educação, Deli Lemosm dos Santos vem trabalhando no sentido de ampliar o número de cursos.