*A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) iniciou a distribuição de 3000 litros de inseticida de esborrifamento, para o combate ao mosquito transmissor da malária, que atenderá os municípios com maior incidência de casos. O inseticida foi adquirido pelo Estado, com autorização do Ministério da Saúde (MS), que por problemas burocráticos internos não havia atendido o pedido de aquisição desde outubro de 2004.
*?A preocupação da administração Ivo Cassol com a falta do inseticida foi decisiva para solucionar o impasse, pois não podemos deixar de trabalhar na prevenção e combate a malária. Rondônia é uma região endêmica da doença, e nossas ações, que estão sendo feitas com responsabilidade, não podiam ficar prejudicadas? declarou Milton Moreira secretário da Sesau.
*O inseticida está sendo distribuído a 15 municípios, que de acordo com dados do Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron) concentram 90% dos casos de malária no Estado. Porto Velho possui 30% dessa ocorrência. A quantidade de inseticida distribuído é proporcional ao número de casos de cada localidade.
*Os municípios que estão recebendo o inseticida são: Ariquemes, Nova Mamoré, Itapuã do Oeste, Candeias do Jamari, Alto Paraíso, Cujubim, Buritis, Machadinho do Oeste, Vale do Anari, Monte Negro, São Francisco, Campo Novo, Costa Marques, Rio Crespo e Porto Velho.
*?O trabalho nas cidades vai atender, como uma das prioridades, pontos de população flutuante como invasões, assentamentos e garimpos, locais que funcionam, com maior incidência, como criadouros do mosquito transmissor da malária. Essas áreas têm um maior índice de manutenção do ciclo da epidemia? informou o secretário da Sesau.
*A administração estadual também irá apoiar o trabalho nos municípios, com o envio de equipes de trabalho, formada por servidores capacitados. O governo irá ceder equipamentos próprios para o combate ao mosquito, como por exemplo, bombas de esborrifamento.