Há males que são tão ruins, tão péssimos, que a humanidade terá dificuldade para erradicá-los. As drogas estão nesta lista.
*Os Estados Unidos da América decidiram proibir o álcool, em 1917, através de uma lei que só entrou em vigor em 1919. Durante 14 anos, até 1933, a fabricação, importação e venda de bebidas alcoólicas estavam proibidos.
*Essa droga é tão poderosa que a proibição fortaleceu a máfia, provocou milhares de mortes entre quadrilhas rivais, não impediu o consumo, e o caos se fortaleceu.
*O presidente Franklin Roosevelt teve que decretar o fim da Lei Seca, como ficou conhecida. A droga venceu duplamente: venceu porque continuou provocando seus malefícios, e venceu porque, em torno de sua proibição, surgiram poderosas organizações criminosas.
*Foi uma espécie de mensagem maldita: não mexam comigo porque sou
perigosa de qualquer jeito. A exemplo de outros estados, cidades, e países, alguns vereadores de Porto Velho querem editar uma espécie de mini Lei Seca, com proibição temporária de venda de bebida alcoólicas, após as dez da noite. A polêmica se instalou e a Lei Seca arrebata manifestações, protestos, apoios, e principalmente, estamos conhecendo melhor o íntimo de algumas pessoas. Pessoas que se expõem, defendendo ou não a venda de bebidas.
*E agora acho que é minha vez de entrar na polêmica. Quero deixar claro que sou contra qualquer tipo de droga. E, se dependesse de mim, proibiria a venda.
Não penso na máfia, nos comerciantes de bebidas, nos empregos gerados pelos fabricantes de bebidas, ou no lucro que toda essa gente deixa de ter com a Lei Seca. Penso apenas: droga não boa coisa. Não faz sentido fabricar, vender, viciar as pessoas.
*Se dependesse de mim, repito, impedia a venda de qualquer droga, inclusive as alcoólicas, e os cigarros. O fato é que a situação está tão fora de controle, e essas drogas tipo cigarro e bebidas se instalaram tão profundamente como aceitáveis e suportáveis, que não haverá Lei Seca para coibi-las.
*A hipocrisia é tão grande, que no próprio maço de cigarro se anuncia que o fumo causa impotência, câncer, etc., e mesmo assim, é vendido. Uma convivência pouco ética entre o bem e o mal. A Lei Seca pode até virar Lei Molhada, e mesmo assim, não passará de um paliativo, uma espécie de enrolação, de enganação. O vício continuará corroendo a sociedade.