A partir de 2007, o município de Vilhena vai se tornar o maior produtor de frangos de toda a região norte do Brasil. A previsão é dos diretores da Rondoaves – Indústria de Alimentos, anunciada na noite de Terça (06) na Escola Modelo Marcos Donadon, que reuniu 150 produtores rurais durante a exposição dos objetivos e metas da empresa.
*A Rondoaves vai investir, em parceria com o Banco da Amazônia, R$ 28 milhões de reais só na primeira fase de implantação e em março de 2007 a empresa estará em pleno funcionamento. Um dos sócios, Fausto Oliveira Moura, disse que a empresa é genuinamente vilhenense. “Eu e a família Batista, que há 30 anos mora em Vilhena, estamos apostando nesse projeto, pois acreditamos nas potencialidades locais que favorecem ao empreendimento na região”, salientou o empresário Fausto.
*O vice-prefeito Jandir Ferreira, que participou da reunião com os empresários e produtores rurais, disse que vários fatores contribuem para o sucesso da Rondoaves. “O clima de Vilhena é o melhor da região, a Br 364 ajuda no escoamento dos produtos, a infra-estrutura da cidade é outro fator importante e além de tudo isso, temos uma população que em sua maioria é oriunda do sul do país e já tem tradição na cultura de aves”, comentou Jandir, ao lembrar que a instalação da Rondoaves se deve ao empenho do ex-prefeito Melki Donadon em trazer novas indústrias para Vilhena.
*Novos empregos
*Na primeira etapa de implantação da Rondoaves serão contratados uma média de 230 empregados para trabalhar diretamente na indústria. A previsão é que na segunda etapa 480 mãos-de-obra sejam aproveitadas nos trabalhos de industrialização. *A geração indireta de trabalho na primeira etapa deve absorver entre 600 a 650 pessoas ligadas ao transporte, que será terceirizado, técnicos e o comércio ligado à atividade econômica. A mão-de-obra indireta na segunda fase ficará em torno de 1.600 a 2.000 pessoas, incluindo todo setor produtivo, inclusive os serviços na produção rural. *“A fase inicial será apenas a produção de aves e pretendemos atingir a meta de 110 mil frangos por dia num período de um ano e meio. Vamos começar com o abate de 20 mil cabeças dia, enquanto que na segunda etapa iniciaremos a industrialização de produtos como salsicha, lingüiça, hambúrguer, empanados entre outros. Essa fase estamos prevendo para a segunda metade de 2008”, justificou Fausto Moura.
*Produção regional
*A produção da Rondoaves inicialmente vai atender o mercado regional abrangendo os estados de Rondônia, Acre, Roraima, Amazonas Amapá e Macapá. Mas a meta é atingir o mercado europeu e asiático. “Por mês mais de mil carretas transitam pela Br 364 trazendo frango e derivados industrializados do sul do país para serem consumido em nossa região. Esse quadro vai mudar com a implantação definitiva do frigorífico de frango em Vilhena”, enfatizou Jandir Ferreira.