A partir de agora, os produtores da área ribeirinha poderão transportar a mercadorias para comercializar na Feira do Produtor em Porto Velho gratuitamente, graças ao convênio assinado pela Secretaria Municipal de Agricultura (Semagric) e o proprietário do barco Capitão Bruno, atendendo 21 localidades.
*O lançamento do Barco da Produção será nesta quinta-feira (1/06), às 12 horas, no Cai n´Água. Para o prefeito Roberto Sobrinho, esta ação visa baratear os custos da produção e conseqüentemente o preço final ao consumidor.
*O barco descerá o Rio Madeira na quinta, retornando no sábado pela manhã ao Cai n'Água. A Prefeitura oferece ainda transporte para levar as mercadorias do porto até a feira. Segundo a secretária da Agricultura, Josélia Saraiva, os custos de transportes para o produtor eram altos, fazendo com que o consumidor também fosse sacrificado por conta do repasse para os preços das mercadorias.
*De acordo com Josélia, o produtor pagava pela saca o valor de R$ 3,00, fora o frete do caminhão que fazia o transporte até a feira. “Era muito dispendioso”, disse, acrescentando que cada melancia tinha o custo de R$ 0,50. A maior parte da produção dos ribeirinhos se limita a banana, polpa de frutas, mandioca, cupuaçu, farinha de mandioca, laranja, jaca, massa de tapioca e alguns tipos de verduras.
*As localidades beneficiadas são Porto Velho, São Miguel, Mutuns, Cujubim, Cujubizinho, Itacoã, Bom Serazinho, Brasileiro, São Carlos, Primor, Terra Caída, Curicacas, Bom Será, Boa Hora, Boa Vitória, Nazaré, Tira Fogo, Ilha de Iracema, Santa Catarina, Conceição da Galera, São José da Praia e Papagaios.