Fiero recorre ao governo para ajudar madeireiras que necessitam de ATPFs

Fiero recorre ao governo para ajudar madeireiras que necessitam de ATPFs

Fiero recorre ao governo para ajudar madeireiras que necessitam de ATPFs

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*De 1.250 madeireiras existentes em 2004, hoje menos da metade lutam para sobreviver *A não emissão das guias de Autorização para o Transporte de Produtos Florestais (ATPF) por parte do Ibama, agravada após a deflagração da greve que já dura mais de mês no órgão, e o risco do fechamento de mais indústrias madeireiras, com consequentes novas levas de demissões, levou o presidente do Sistema Indústria (Fiero, Senai, Sesi e IEL), Euzébio Guareschi, a recorrer ao governador Ivo Cassol. *Em carta enviada essa semana ao governador, Guareschi pede que se “busque criar procedimentos que permitam às empresas afiliadas ao Sistema Fiero, a segurança para desenvolver suas atividades, gerando riquezas para o Estado, representadas por tributos e empregos”. *No documento, o presidente do Sistema Indústria lembra que a atividade madeireira em Rondônia “assumiu um papel histórico em todo o processo de colonização do Estado, vez que contribuiu, ao lado das atividades extrativas minerais e agropecuárias, para a formação e o desenvolvimento de muitos municípios. Entretanto, as pressões internacionais sobre a ocupação da Amazônia e os modelos adotados para a exploração dos recursos naturais, além das alterações ocorridas na legislação ambiental Federal e Estadual, foram fatores que exerceram influências marcadamente restritivas à manutenção e ao crescimento das atividades madeireiras na região”, observa. *O setor madeireiro do estado mantém 16 mil postos de trabalho direto e a indústria madeireira apresenta uma média pouco superior a 20 operários por empresa, uma das maiores do setor industrial. Uma pequena parcela da produção é comercializada no mercado local e a parte mais significativa destina-se aos mercados consumidores das outras unidades da federação. Considerável parcela vai para exportação. A indústria madeireira no ano de 2004 foi responsável por 80% do total geral das exportações do Estado de Rondônia e representa cerca de 8% de toda a arrecadação de ICMS. *Mesmo assim, as restrições impostas pela legislação ambiental e a suspensão da emissão de ATPFs por parte do Ibama, jogou o setor numa crise sem precedentes. Das 1.250 empresas identificadas em 2004, atualmente ainda lutam pela sobrevivência cerca de 600, ou seja, em menos de dois anos, mais da metade sucumbiram às dificuldades e fecharam as portas. Mesmo essas resistentes, reduziram o quadro funcional à metade e, ainda, com tendência que 50% dessas encerrem suas atividades.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS