Roraima - General denuncia camuflagem à internacionalização da Amazônia

Roraima - General denuncia camuflagem à internacionalização da Amazônia

Roraima - General denuncia camuflagem à internacionalização da Amazônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*Para o general Cláudio Barbosa de Figueiredo, ex-chefe do Comando Militar da Amazônia (CMA), a forma como aconteceu a homologação da reserva indígena Raposa Serra do Sol, afronta a soberania brasileira, além de impor, criminosamente, um modelo de vida aos índios que nela habitam, por não observar o que a maioria gostaria. *Na análise dele, o governo Lula insistiu em adotar, de maneira equivocada, política uniforme para situações adversas, referindo-se à diferença entre as etnias das reservas Yanonami e Raposa Serra do Sol. “Não se observou estudo de caso para definir se a vontade dos indígenas seria pela integração com outros povos ou pela segregação”. *Cláudio Figueiredo afirmou que dois terços dos índios da Raposa Serra do Sol pleitearam, em reuniões das comissões do Congresso e do Judiciário, a demarcação em ilhas e a manutenção do convívio com os brancos, algo que se contrapõe, por exemplo, ao que deseja o Yanonami, onde o isolamento se manteve enraizado na sua cultura. *Ele acredita que a conseqüência do bloqueio na integração com outros povos aos índios não primitivos, sem consultá-los antecipadamente, provocará evasão e redução de qualidade de vida. “Serão submetidos, obrigatoriamente, à tutela da Funai, que não tem demonstrado competência para conduzir políticas que atendam aos seus anseios”, salientou. *O general acusou entidades estrangeiras de patrocinar a “satanização” do Brasil, fazendo-o parecer incompetente para gerir políticas na Amazônia, incluindo as questões indígenas e ambientais, para justificar ou pelo menos induzir a intervenção externa, seja de forma direta ou indireta, aproveitando a brecha deixada pelo Estado brasileiro. *RESERVAS – Cláudio Figueiredo acredita que a expansão territorial de reservas indígenas nos Estados da Amazônia, não visa o bem-estar dos índios, mas os interesses internacionais “escusos” sobre as riquezas da região Amazônica. “A disparidade na densidade demográfica com o restante do Brasil beira o absurdo”, disse. (Veja mapa) *Para o general, a competência em definir as reservas deveria ser transferida do Executivo ao Congresso, onde acredita que haveria maior “blindagem” às pressões externas. O modelo restrito a “meia dúzia de pessoas”, envolvendo a Funai, o Ministério da Justiça e a Presidência da República gera “discrepância” entre o adequado e o realizado.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS