*O I Agropeixe ? Seminário de Desenvolvimento do Agronegócio do Peixe em Rondônia foi aberto dia 19, pelo secretário de estado da agricultura, Luiz Cláudio Pereira Alves. A presença do governador Ivo Cassol, tão esperada por todos, segundo seus assessores foi adiada por motivos de compromissos urgentes, entretanto sua participação ainda está sendo aguardada até o final do evento. Mais de 450 pessoas já estavam inscritos antes mesmo de iniciar o evento.
*O I Agropeixe está reunindo os criadores de Rondônia com as maiores autoridades da piscicultura no País. Nomes como João Donato Scorvo Filho, diretor nacional da aquicultura e Pesca/Seap, Orlando Dias, da Nutricampo, Jairo Bezerra de Menezes, da Biofish, Eduardo Figueira, da Kaeru/RJ e Meg Felippe, do Grupo Pão de Açúcar/SP, entre outros são alguns dos palestrantes a mostrar seus trabalhos e suas experiências durante o evento.
*A abertura do I Agropeixe, realizada no auditório do Parque Clube Apidiá, em Pimenta Bueno, contou coma participação do secretário de estado da Agricultura, Luiz Cláudio Pereira Alves, secretário da Emater, Sorrival de Lima, superintendente do Banco do Brasil, Dr. Marcos Bachiega, superintendente do Sebrae, Dr. Hiran e representando o Basa, o gerente de Cacoal Horácio Alcântara. Também estiveram presentes os prefeitos de Pimenta Bueno, Augusto Plaça, Rolim de Moura, Mileni Mota, de Nova Brasilândia do Oeste, Silas Borges e de Alta Floresta, Voldoir. Os demais municípios dos 21 envolvidos no projeto foram representados pelos seus secretários municipais de agricultura.
*Para Luiz Carlos, da Seapes, que abriu oficialmente o evento, o governo do estado tem investido muito no produtor rural e, para isso buscou na Emater o fortalecimento das ações de ater. Sem assistência técnica fica difícil para o produtor desenvolver seu projeto, diz Luiz Cláudio, por isso é que o governador Ivo Cassol investiu na Emater, viabilizando técnicos específicos, equipamentos e veículos. O projeto Água Viva, que vem sendo desenvolvido na região-centro sul de Rondônia pela Seapes e Emater em parceria com as prefeituras, Sebrae, Banco do Brasil, Basa e Seap, servirá de modelo para outros novos pólos de desenvolvimento, dos quais três deverão ser implantados ainda este ano.