Ao acompanhar o andamento dos trabalhos de reforma e ampliação do Terminal Pesqueiro de Porto Velho, a secretária municipal de Agricultura Josélia Maria Saraiva Moreira disse que a conclusão da construção do telhado, o revestimento de piso e paredes e a construção dos vestiários em fase de acabamento representam cerca de 50% da execução obra. Seguindo esse ritmo, dentro do prazo estabelecido pelo executivo municipal, estará pronta até o final de julho.
*“Esse terminal já merecia uma reforma há muito tempo. Há mais de 20 anos que não recebia nenhuma benfeitoria e depois de ter tido o telhado destruído por um forte temporal em setembro de 2002 estava sem condições de funcionamento”, afirmou a secretária durante a visita no sábado (5).
*Para Josélia a conclusão das obras do terminal vai representar o início de um projeto que vai beneficiar todo o setor pesqueiro do Estado, pois proporcionará o desenvolvimento da pesca de pequena, média e grande escala na região, por tratar-se do único terminal pesqueiro ao longo do trecho do rio Madeira e de cidades vizinhas a Capital, melhorando sensivelmente as condições de trabalho e rendimento dos pescadores, principalmente os pertencentes à Colônia de Pescadores Z-1 – Tenente Santana, que administra o terminal.
*A reforma além de melhorar a recepção e o manejo do pescado, irá aumentar a capacidade de armazenamento. A nova estrutura contará também com uma unidade de beneficiamento de peixe e, praticamente, dobrará a produção de gelo, que hoje funciona com a metade sua capacidade, em torno de 40%, mas assim que estive trabalhando a todo vapor, sua fabricação será aumentada para 70%.
*Peixe na merenda
*Ao custo de R$ 94 mil a secretaria já adquiriu os equipamentos para o beneficiamento do peixe, que terá sala própria e pessoal especializado para trabalhar na sua produção. Vem sendo estudada pela secretaria uma maneira de qualificar dos pescadores que necessitam de assistência técnica para industrializar e comercializar a produção. É meta da Secretaria de Educação incluir a polpa de peixe no cardápio da merenda escolar do município. A medida visa atingir dois objetivos: melhorar a qualidade da alimentação dos