*A Ceron assinou na manhã desta segunda-feira, dia 20, na sede da empresa em Porto Velho, o contrato de compra de energia elétrica da Pequena Central Hidrelétrica Saldanha, de propriedade da Hidroluz Centrais Elétricas Ltda. A PCH tem potência instalada de 4800 kW e o contrato aumentará a capacidade de suprimento de energia elétrica para atender ao consumo nos municípios do interior do Estado de Rondônia, reduzindo, assim, a utilização de usinas termelétricas que, além de um maior impacto ao meio ambiente, têm um custo maior.
*O presidente da Ceron, Eurípedes Miranda, presente na assinatura do contrato, garantiu que com a entrada em operação da PCH Saldanha, fica assegurado o fornecimento de energia aos municípios de Rolim de Moura, Nova Brasilândia, São Miguel do Guaporé e Seringueiras, dando mais capacidade para a Ceron atender à população dessa região e maior agilidade para o restabelecimento do fornecimento em casos de desligamentos acidentais ou programados da Linha de Transmissão da Eletronorte.
*O contrato de compra da energia elétrica celebrado entre a Ceron e a Hidroluz vigorará por um período de 20 anos. A implantação da PCH faz parte da Política do Governo Federal (Resolução ANEEL 784/2002 e a recente Lei 10.438/02) como forma de substituição de geração termelétrica que utiliza derivados de petróleo como combustível.
*De acordo com o diretor financeiro da Ceron, Paulo Roberto Silveira, a compra da energia gerada pela PCH Saldanha trará uma economia nos anos de 2006 e 2007 da ordem de R$ 30,2 milhões, em virtude da redução de geração térmica proveniente das Usinas Termelétricas Termonorte I e II, que deixarão de utilizar óleo diesel, vindo assim a contribuir para a redução nos custos da geração da energia.