*A direção do Sintero protocolou no Palácio do Governo de Rondônia e na Secretaria de Estado da Educação a Pauta de Reivindicações 2006 dos trabalhadores em educação. Com esse ato foi lançada a campanha salarial da categoria para este ano, que reivindica, entre outros itens, reposição das perdas salariais de 47,26% com base nos índices que medem a inflação no país, manutenção e aumento do auxílio saúde, aprovação e implantação do Plano de Carreira Unificado do magistério e dos funcionários da educação, incorporação da gratificação de 33% ao salário base e gratificação de nível médio e nível superior para funcionários de escolas.
*A pauta de reivindicações foi discutida pelos trabalhadores em educação e aprovada em assembléia da categoria. Junto com a pauta, a direção protocolou solicitação de audiências com o governador e com o secretário de Estado da Educação para dar início às negociações.
*A presidente do Sintero, Claudir Mata Magalhães de Sales, adiantou que o sindicato prefere o diálogo com o governo. Por isso, espera que a solicitação de audiências seja atendida, para que a pauta possa ser explicada item por item.
A reposição salarial, por exemplo, precisa ser bem esclarecida, pois reflete o acúmulo das perdas em vários anos. “Essa defasagem salarial é resultado da falta de reajustes anuais, ou da concessão de paliativos como gratificações ou reajustes abaixo dos índices que medem o custo de vida”, disse Claudir. No ano passado, por exemplo, os trabalhadores em educação do Estado não tiveram reajuste salarial, embora esse seja um direito garantido por lei.
*Os demais itens da pauta, divididos em política sindical, política educacional e política social, também são fundamentados nas carências dos profissionais da educação. Esses fundamentos são apresentados durante as negociações.
*Nos próximos dias o Sintero convocará nova assembléia estadual dos trabalhadores em educação para informar à categoria se o governo respondeu à pauta, ou se pelo menos atendeu à solicitação de audiência.