Escolas públicas têm que obedecer regras para se desfazer de livros antigos

Escolas públicas têm que obedecer regras para se desfazer de livros antigos

Escolas públicas têm que obedecer regras para se desfazer de livros antigos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*O início das aulas está próximo e as escolas públicas começam a receber as novas obras do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Com isso, muitas ficam sem saber o que fazer com as publicações que foram utilizadas por três anos. Mas na hora de se desfazer dos livros antigos, é necessário lembrar que eles são um bem público e, portanto, algumas regras devem ser seguidas, tanto para doação como para venda.

*A partir do momento em que as obras chegam às escolas, passam a fazer parte do patrimônio de estados e municípios. Por isso, as secretarias estaduais e municipais de Educação que querem se desfazer do material devem seguir a legislação local que regulamenta o reaproveitamento, a movimentação e outras formas de rejeição de bens públicos.

*A coordenadora substituta dos programas do livro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE): Sônia Schwartz, disse que o livro pode ser utilizado, em alguns casos, por mais de três anos. "A gente sabe que em alguns lugares onde os livros duram muito mais: cinco anos na escola e eles continuam sendo utilizados por outros alunos e outras pessoas".

*No Distrito Federal, por exemplo, os livros passam por uma oficina de reforma e podem ser reutilizados por outros alunos. "Se o livro estiver em condições,estiver bom, novo ainda, pode ser utilizado na biblioteca como pesquisa, inclusive com outras turmas, às vezes de turnos noturnos ou de Ensino Médio", explicou a coordenadora.

*Os colégios que fazem parte da administração federal devem seguir o decreto nº 99.658 de 30 de outubro de 1990, que detalha a classificação do material como ocioso, antieconômico e irrecuperável.

*O Programa Nacional do Livro Didático distribui gratuitamente publicações para todos os alunos das oito séries da rede pública de ensino fundamental. Só neste ano, o programa distribuiu mais de 110 milhões de obras.

*No site do FNDE (www.fnde.gov.br) é possível consultar tabela com os anos de distribuição e o prazo de vida útil das publicações do Programa Nacional do Livro Didático.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS