Jornalista norte-americana faz palestra quinta na Uniron

Jornalista norte-americana faz palestra quinta na Uniron

Jornalista norte-americana  faz palestra quinta na Uniron

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*A jornalista norte-americana Barbara Crossette desembarca nesta quarta-feira em Porto Velho, no horário do meio-dia. Na quinta-feira (27) ela fará uma palestra na sala de multimeios do Complexo Universitário Uniron para jornalistas e radialistas, e acadêmicos de Jornalismo e de Direito Durante 30 anos, Barbara trabalhou no New York Times e chefiou os correspondentes do jornal na Ásia (1988 a 1991) e nas Nações Unidas (1994 a 2001). Ela vem a Rondônia acompanhada de Marcelo Soares, gerente executivo da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

*A Uniron já oferece cursos na área de Comunicação Social com habilitação em publicidade e propaganda e jornalismo.

TEMAS

*No último dia 18, Bárbara esteve em São Paulo onde discutiu com profissionais de imprensa temas como ética no jornalismo e técnicas de reportagem. O encontro foi realizado na sede da Abraji e fez parte do programa de intercâmbio do ICFJ (International Center Of Journalists).

*Durante a palestra em Porto Velho, Barbara abordará um problema que vem crescendo em diversos países, especialmente nos Estados Unidos: a queda de credibilidade das reportagens produzidas pela imprensa. "Uma das principais acusações feitas à imprensa no mundo inteiro hoje em dia é de que ela é tendenciosa. Isso acontece por causa de uma arrogância histórica dessa imprensa. Ela muitas vezes recebe reclamações e não as ouve, não faz nada a respeito", afirma.

*Quando esteve em São Paulo, Bárbara disse que a indiferença da indiferença acaba levando à perda de credibilidade e, consequentemente, à queda na circulação dos exemplares e perda de público, mas os meios de comunicação só percebem isso quando já é tarde demais e isso se reflete em perda de dinheiro.

*Ela disse ainda que nas últimas décadas, especialmente depois do caso Watergate, nos anos 70, os prêmios de jornalismo ganharam muita importância e isso acabou levando os jornalistas a buscarem o "furo" a qualquer preço. "Muitos se sentiram tentados a inventar histórias e exagerar nelas, provocando crise na reportagem, no modelo editorial e na administração das empresas jornalísticas, corroendo a credibilidade da imprensa".

*Para Barbara, a crise de credibilidade da imprensa norte-americana pode ser traduzida em dois episódios recentes: a reeleição de George Bush, surpresa para muitos órgãos de imprensa, e o caso das supostas armas químicas no Iraque. "Em ambos os casos, o problema foi de falha nas reportagens, porque havia informação disponível e ainda assim a imprensa, por omissão, não ouviu todas as vozes".

*Desde 2001, Barbara Crossette colabora com o serviço de notícias da ONU. Em sua passagem pelo Brasil, ela já teve encontros com jornalistas em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Rio Grande do Sul, Bahia, Goiás e Minas Gerais. O encontro em Porto Velho atende a convite feito pelo site Portal364.com, contando com a parceria da Uniron.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS