TSUNAMI - Ilha divide-se ao meio e Países discutem fenômeno com a ONU (Veja foto)

TSUNAMI - Ilha divide-se ao meio e Países discutem fenômeno com a ONU (Veja foto)

TSUNAMI - Ilha divide-se ao meio e Países discutem fenômeno com a ONU (Veja foto)

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*Conferência que acontece em Maurício, da qual participam 37 países-ilha e Kofi Annan, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), começou nesta segunda-feira com a meta de discutir o futuro dessas nações, aplacadas pelo isolamento geográfico, recursos limitados e exposição a muitos desastres naturais.

*Mas o terremoto de 26 de dezembro e o consequente tsunami, que mataram 150 mil pessoas, deram ao encontro realizado em Maurício uma nova urgência e chamaram atenção para a vulnerabilidade desses países a desastres naturais. O incidente foi tão violento que chegou a dividir uma ilha ao meio. (ver foto de satélite).

*Apesar de os tsunamis terem sido sempre uma ameaça às ilhas, o secretário-geral do encontro, Anwarul Chowdhury (subsecretário-geral da ONU), disse ter chegado a hora de o oceano Índico e de outras regiões contarem com um sistema de alerta. A ausência de um sistema do tipo teria contribuído para milhares de mortes que poderiam ter sido evitadas.

TROCA DE CORPOS *Corpos classificados como de tailandeses ou de estrangeiros foram identificados com base na aparência ou em testes de DNA que os comparavam a um parente. Mas agora as autoridades dizem que algumas das pessoas que se acreditava serem tailandesas podem ser de outros países asiáticos.

*Corpos que foram enterrados sem passar pelo teste de DNA serão agora exumados. Ainda há mais de 3 mil desaparecidos na Tailândia. Acredita-se que, desse total, mais de mil sejam estrangeiros.

*Os voluntários ainda recolhem 2.000 corpos por dia nessa zona", disse hoje o secretário-geral desse organismo, Markku Niskala, ao voltar de uma visita à região mais afetada pela catástrofe que atingiu o sudeste asiático em 26 de dezembro.

*O secretário-geral da Federação, que durante sua visita à Indonésia e ao Sri Lanka avaliou as necessidades da população, assinalou que em seu percurso por cerca de vinte quilômetros de costa na cidade indonésia de Meulaboh, a mais próxima do epicentro do sismo, constatou que tudo está totalmente destruído.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS