*A partir do primeiro semestre de 2006, a Faro( Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e Letras de Rondônia, mantida pela Aesa – Associação de Ensino Superior da Amazônia, implanta quatro novos cursos superiores, todos na área de saúde. São eles: Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Nutrição. O diretor da instituição Sebastião Pinto, informou também que a meta é implantar o curso de Medicina ainda no segundo semestre do próximo ano. “Com estes novos cursos, somados as áreas das ciências humanas e exatas completamos o círculo universal do conhecimento”, destacou.
*A faculdade é uma das mais tradicionais no estado, contando com 15 cursos em funcionamento. Hoje pertence a um grupo que detém sete instituições de ensino presenciais e mais um à distancia, a FTC-EaD, totalizando mais 40 mil alunos.
*O Ensino à Distancia, autorizado pelo Ministério da Educação (Mec), surgiu de uma parceria entre a Faro e a Faculdade de Tecnologia e Ciências(FTC-EAD), sediada em Salvador. “É um dos projetos mais modernos em termos pedagógicos, vez que contempla as disciplinas essenciais à atividade docente, bem como, a interdisciplinaridade, hoje fundamental para uma formação global, profissional e cidadã do aluno”, destacou o diretor da Faro.
*Geração de emprego - A faculdade funciona na Capital desde 1988, dispondo atualmente de um corpo discente de aproximadamente 3.500 alunos, sendo hoje uma das instituições que mais gera emprego na região, sendo 300 empregos diretos e 200 professores e 130 funcionários administrativos, além da geração de mais de 400 estágios acadêmicos remunerados, mediante convênio com instituições públicas e privadas.
*Infra-estrutura - Destacando a infra-estrutura da instituição, o diretor Sebastião Pinto informou que a faculdade dispõe de um Tribunal do Júri Acadêmico(único do Norte e Nordeste do Brasil), maior biblioteca de Rondônia com aproximadamente 20.000 títulos à disposição da comunidade, refrigeração de todas as salas de aulas, laboratórios de comunicação social, de Praticas Jurídicas, de Biologia, Química, Física, Fotografia, Faro Junior, Rádio universitária, enfermaria para atendimento de acadêmicos e funcionários, restaurante universitário, duas lanchonetes, além de um minishoping além de outros benefícios como escritório de advocacia para atendimento à população carente e 03 laboratórios de informática(à disposição dos alunos para desenvolver trabalhos e pesquisas na Internet), um servidor de alta potência interligando toda Faculdade através de fibra ótica.
*“A instituição também se preocupa com o lado social da região, portanto desenvolve uma série de ações beneficentes, como atendimento gratuito na área de Direito a carentes e atividades com acadêmicos que arrecadam alimentos e brinquedos no decorrer do ano”, finalizou o diretor.