Praticamente toda vez que alguém derruba um pão com manteiga ele cai com a parte da manteiga para baixo. Mas essa realidade pode mudar agora, já que um cientista descobriu como evitar que o pão caia com a manteiga para baixo. Isso aconteceu pela colaboração da Enterogermina, uma marca de probióticos, com o físico Robert Matthews, vencedor do Nobel, e o chef renomado Nuño García.
Para chegar na chamada torrada “Anti-Lei de Murphy”, que tem 75% de chance de cair para cima, o físico conseguiu identificar o que faz com que o lado da manteiga caia para baixo. Os fatores para isso são:
Altura da queda – conforme a altura a rotação da torrada pode fazer com que ela caia no meio de um giro.
Tamanho da torrada – a taxa de rotação durante a queda pode ser influenciada pelas dimensões.
Forças atuantes na torrada – um fator determinante para como a torrada irá cair no chão é o atrito, além da aerodinâmica e da gravidade.
Sabendo disso, Matthews viu que mudar a altura da queda não melhoria a performance na rotação. O físico então criou uma equação que impede o pão com manteiga cair na “faixa de lei de Murphy”, que é de 90 graus a 270 graus. Nesse intervalo, as chances de o pão cair com a manteiga para cima seriam altas.
Então, com o foco no formato, com superfície e tamanho menores da torrada, para ela cair mais rápido e sofrer menos com o atrito da mesa, ela cairá sem chegar no meio de uma rotação, ou seja, com a manteiga para cima.
Evitar que o pão caia com a manteiga para baixo
De acordo com a Enterogermina, os testes feitos por eles foram feitos com torradeiras padrão, o que faz com que qualquer tipo desse eletrodoméstico pode fazer a “torrada anti-lei de Murphy”, porque essencial é o formato do pão.
No estudo também foi comprovado que existe a tendência do pão cair com a manteiga para baixo em uma altura típica de mesa com 62%.