DESCONFIE
Quando as coisas no futebol brasileiro estiverem indo bem, dentro e fora de campo, com bons jogos e total harmonia entre clubes e dirigentes da CBF, desconfie. Estava demorando, mas agora parece que estourou o novo pepino com a anunciada transferência do jogo Botafogo e Corinthians, na tabela marcado para sábado, no Rio, pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro. A Confederação Brasileira de Futebol alega que a mudança de data foi necessária em razão do fechamento do Maracanã por conta dos Jogos Pan-Americanos do Rio. Engraçado que o Pan vem sendo planejado e anunciado há 4 anos. Só a CBF não sabia. O Botafogo e o Corínthians, invictos, podem ser os mais prejudicados. A dupla vem embalada na Série ª O torcedor também perde, por enquanto, um jogo atrativo.
SÉRIE B
A Série B queiram ou não, para alguns, é um torneio atrativo. Tanto que a Globo passou a transmitir direto desde o último sábado e continuará a passar ao vivo algumas partidas. Por exemplo, o jogo mostrado entre Santo André e Ponte Preta. E, dependendo da grade, mostrará mais jogos ao vivo da Segundona. Sem os chamados grandes times do futebol brasileiro, a Série B empolga. E o caminho não é fácil para chegar à Primeira Divisão. Até aqui o campeonato segue embolado, sem previsão de favoritos até agora e muito equilíbrio. Pela história e retrospectos e o desempenho dos times atuais, creio muito que destes 6 clubes - Vitória, Fortaleza, Brasiliense, Criciúma, Ponte Preta e Coritiba, não necessariamente na ordem, saiam os quatro classificados à ascenderem à Série A.
INSISTÊNCIAS
As teimosias de técnicos de futebol chateiam o torcedor. No Fortaleza, Marco Aurélio, volta a testar o sistema 3-52. Ele não funcionou na derrota fora de casa para a Ponte Preta. E o risco agora é maior contra um forte time da Série B, o Criciúma, fora de casa. Parece que o treinador quer perder de pouco. A torcida tricolor no mínimo torce para que o desastre seja menor do que a goleada sofrida para o Gama. Detalhe: abre-se uma vaga para o zagueiro Thiago Campos, tecnicamente fraco. O treinador insiste em arranjar um lugar para o defensor carioca no time. O volante Valter, outro fiasco na derrota em Brasília, continua no time de cima. E Léo, Marcinho e Dude sentados no banco de reservas. Cada técnico com suas manias. Até quando? - O torcedor pode pedir a volta do Rabicó!
TOCHA
Porto Velho, capital rondoniense, entra nas Olimpíadas do Pan-Americano do Rio a partir do dia 25 com a chegada da tocha que passará por ruas e avenidas conduzida por personalidades esportivas e gente que faz história na região. Nomes bem escolhidos, em sua maioria atletas, e de pessoas de destaque na construção da cidade e do Estado de Rondônia. Se o temor era da possibilidade de inclusão de algum político, coisa corriqueira na terrinha, este fica definitivamente eliminado. Particularmente do futebol, destacamos os nomes do experiente jogador Alberto Chita, do Genus, e do radialista Valter Santos Barbosa, como bem selecionados, a exemplo dos demais, também merecedores. O povo brasileiro é caprichoso, tem amor à Pátria e certamente acompanhará e aplaudirá a passagem da tocha.
### R Á P I D A S ###
Pontos negativos da semana: a) Os três representantes do Nordeste na Série A - Sport, Náutico e América-RN - são os últimos colocados na classificação geral, após as seis rodadas; b) Bandeirinha Ana Paula de Oliveira anuncia que vai ficar nua para revista. Esquisito, primeiro porque ela sai totalmente fora dos objetivos do sucesso no futebol. O que faz uma mulher, aparentemente bem sucedida, professora de crianças e adolescentes e de profissão pública, se render ao dinheiro para tirar as vestes? Uma interrogação e tanto. Sem dúvida, é o começo do fim de uma carreira. ### Pontos positivos: a) O Botafogo segue jogando o melhor futebol entre os times brasileiros. Em sete partidas, obteve 17 pontos, lidera a Série A, e seu ataque a todo vapor com 18 gols assinalados; b) A subida de produção do Criciúma, jogando em casa ou fora, e lidera com justiça a Série B ### A violência dentro de campo com a participação policial tem esquentado neste ano. Três casos recentes: o técnico do América, Lori Sandri, foi algemado domingo dentro do estádio da Ilha do Retiro, após reclamar da expulsão do meia Souza, aos 34 minutos do primeiro tempo em jogo com o Sport ### Em Ji-Paraná (Rondônia), policiais algemaram o jogador do Vilhena, Ednaldo, por xingamentos. E em Maceió, policial jogou spray nos olhos do jogador do CSE. Neste último, o sargento do Batalhão de Operações Especiais acusado de atingir o zagueiro Adriano do CSE, com spray de pimenta numa partida contra o CRB, no dia 3 de março, no Rei Pelé, foi punido com prisão após inquérito administrativo. O fato ocorreu logo após o 2º gol do CRB. Jogadores do CSE cercaram o árbitro, alegando impedimento. O árbitro mostrou cartão vermelho para Marcinho e Adriano. O atleta Adriano persistiu na reclamação, e o policial jogou spray nos seus olhos. ### Nos dois primeiros casos, a Polícia Militar simplesmente deixou de lado alegando "desacato", aquele velho argumento de corporativismo policial. E fica assim, pelo visto ### Coluna é publicada simultaneamente no www.oesporteaovivo.com ###