O Acre no centro da América Latina- por Cassiano Marques
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
*A visita, entretanto, ao nosso Acre não somente é ilustre, por seu ineditismo em relação ao esporte que vem crescendo enormemente no estado, gerando centenas de emprego e ajudando a movimentar a economia interna, como de grande importância pelo que ela representou como reconhecimento de que aqui no Acre é possível serem realizadas grandes competições internacionais.
*O vice-presidente da FIM, que reúne 94 países nos cinco continentes, e presidente da ULM, que reúne 19 países latino-americanos, afirmou que o Acre, além de estar localizado geograficamente numa posição estratégica em relação ao América Latina, hoje tem grande importância geopolítica, reunindo condições que podem interferir positivamente em toda a região central da América do Sul.
*Ao anunciar para o governador Jorge Viana, para o prefeito em exercício de Rio Branco Eduardo Farias e para o senador Tião Viana, com quem manteve audiências acompanhado pelo secretário de esportes do Acre José Alicio, pelo presidente da FEMAC Cassiano Marques de Oliveira e pelo diretor da Associação Comercial Osvaldo Dias, que a ULM e a CBM desejam promover em julho de 2006 aqui no Acre uma etapa do campeonato latino-americano de motocross, a mais importante competição do gênero da América Latina, Lincoln Duarte enxergou os avanços que o nosso estado conquistou nos últimos anos nas áreas de infra-estrutura viária, urbana, econômica e política.
*A realização do campeonato latino-americano de motocross não será um evento para o Acre e sim um evento do Acre para o mundo, projetando nossa região, costumes, potencialidades econômicas e turísticas, para além das nossas fronteiras, pois teremos aqui a presença de imprensa especializada e turistas, muitos turistas.
*Em 2006 já não mais será exigida aos cidadãos bolivianos, peruanos e brasileiros a apresentação de passaporte para o trânsito entre os países. A ligação com o Peru, através da Estrada do Pacífico pela ponte bi-nacional em Assis Brasil/Iñapari já terá sido inaugurada. Diariamente em Puerto Maldonado/Peru chegam três vôos de grande porte de Cuzco e Lima com centenas de turistas. Em Cobija/Bolívia também diariamente existe vôo de La Paz. De Rondônia, estado vizinho, onde provas de motocross têm reunido milhares de pessoas, batendo recordes mundiais de presença de público, chegam dois vôos diários com passagens baratas, além de várias opções de horários de ônibus. Na data prevista para o evento (9 de julho), a BR 364 também já estará dando tráfego ligando municípios da região do Juruá à capital. Isso representa a possibilidade concreta de recebermos muita gente no Acre, ocupando hotéis, restaurantes, bares, lojas variadas, enfim injetando dinheiro na economia local, a partir da indústria turística.
*O motociclismo no Brasil tem atualmente 8 milhões de praticantes; no Acre somos mais de 15 mil, e é um dos setores da economia que mais cresce há vários anos. Juntamente com a produção industrial da motocicleta, dezenas de outros produtos e serviços são agregados, gerando renda e empregos diretos e indiretos. O uso da motocicleta representa alternativa comercial para o autônomo, micro-empresário e pequenas empresas. Com frotas com centenas de veículos, é utilizada por grandes empresas como Correios e empresas varejistas, além dos serviços de delivery. Também tem sido utilizada como transporte rápido e barato para milhares de pessoas diariamente. A motocicleta é mais do que um instrumento romântico da liberdade de ir e vir, e seu uso, nos múltiplos objetivos, deve ser visto com respeito pela sociedade. As audiências realizadas com o Governador, Prefeito e pelo senador Tião Viana e as autoridades esportivas são demonstrações desse reconhecimento.
*Cassiano Marques de Oliveira é advogado, exerce o cargo de secretário de Estado de Saúde e preside a Federação de Motociclismo do Estado do Acre.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!