QUER CONVERSAR
Um parlamentar ligado ao Governo disse ter sido procurado por Expedido Junior para intermediar uma conversa com o governador Marcos Rocha. O tema seria as eleições do ano que vem.
IMPROVÁVEL
Embora a possibilidade do encontro pareça bizarra, por todas as questões paralelas que cercam ambos, eu sempre digo que na política a única coisa que pode surpreender é a verdade absoluta.
SEM RUMO
Na verdade, parece que Bolsonaro faz escola nisso. Ironicamente em Rondônia, seu maior devoto é o único que já está com o bloco na rua. E diga-se de passagem, muito bem animado.
SEM RUMO 2
Os demais admiradores do Messias, que atualmente formam um triunvirato, estão naquela de “sei lá entende”. Enquanto os vagarosos seguem no ritmo de Patropi, os espertos vão comendo pelas beiradas. Mas voltemos ao assunto Brasília.
SOBERBA
Vereadores que aguardavam embarque para Rondônia, no aeroporto de Brasília, teriam ficado abismados com um possível descaso por parte do senador Marcos Rogério. Afirmam os nobres egrégios, que Rogério teria ignorado propositalmente os parlamentares.
SOBERBA 2
Um amigo próximo ao Senador, saiu em defesa. Disse que o ilustre anda com a cabeça a mil por conta da CPI da Covid e o que teria acontecido seria mera distração.
FORÇA
Falando em Marcos Rogério, vem perdendo força o Frentão que havia sido planejado para disputar as eleições no ano que vem. As cabeças consideradas pensantes, que atuam no entorno do Senador e de outros políticos do Estado, alinhados com ele, não fazem questão nenhuma de esconder que o projeto inicial de Governo já teria afundado.
DO ALÉM
Prefeitos de Rondônia, que estiveram com Marcos Rogério em Brasília, disseram que ele aguarda mensagem divina para decidir o destino político em 2022.
PIRULITO
Por minha conta e risco, eu digo que a tal mensagem divina chama-se Jair Bolsonaro. Se o doce chamado ministério for oferecido pelo Presidente, as portas do Paraíso Político se abrem para o digníssimo Senador.
CARA E JEITO DE CANDIDATO
Falando em pirulito, o prefeito de Jaru, João Gonçalves, está com um pé na campanha de 2022, embora todos na sua volta, inclusive ele, desconversem sobre os planos futuros na política.
SOLENIDADE
Nesta sexta, Joaozinho já tem compromisso com cara de candidato. Vai receber o ministro da educação, Milton Ribeiro, para a inauguração do Ifro na cidade. Jaqueline Cassol e Lúcio Mosquini também vão fazer às vezes de anfitriões para o ministro.
CONSTATAÇÃO
Negando ou não, até o banco na pracinha em frente ao CPA sabe que Joaozinho é um nome que encanta Marcos Rocha. Jovem e atuante, será recebido com banda de música caso aceite fazer parte da chapa que vem sendo formada pelo Governador e sua equipe para 2022.
RINDO À TOA
Pesquisa do Instituto Fenix mostra que o deputado federal coronel Chrisóstomo (PSL) é o líder das intenções de voto para os pré-candidatos à Câmara Federal, entre eleitores de Porto Velho.
PONTUAÇÃO
O militar, que é vice-líder do Governo Federal na Câmara, obteve expressivos 10,60% das intenções de voto. A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 24 de outubro de 2021 e ouviu 521 eleitores de porto Velho. A margem de erro é de 3% para mais ou menos.
OTIMIZAÇÃO
A doação de mais de 2.800 metros cúbicos de madeira pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) permitirá que a Prefeitura de Porto Velho acelere a construção e reforma de pontes em distritos da capital.
TIPOS
Ao todo, são mais de 1.500 metros cúbicos de madeira em tora e cerca de 1.300 metros cúbicos de madeira serrada.
EM ATIVIDADE
O resultado da parceria já pode ser visto na reconstrução da ponte do rio do Contra, na rodovia 101, que dá acesso à União Bandeirantes. Os trabalhos estão em fase de conclusão.
MAIS DOAÇÃO
Além da madeira apreendida pelo Ibama após extração ilegal, mais 15 motosserras também foram doadas pelo instituto e distribuídas aos distritos, de acordo com a necessidade.
LEGALIDADE
O processo de doação foi conduzido a partir de iniciativas da Superintendência Municipal de Integração e Desenvolvimento Distrital (SMD), que fará o cronograma para o planejamento e execução das obras em todos os distritos.
DEPÓSITO
A madeira já está guardada em pátios públicos da Prefeitura, no distrito de Vista Alegre do Abunã. Já os maquinários estão na sede da superintendência.
ECONOMIA
Segundo o chefe da assessoria técnica da SMD, Raimundo Nonato Martins de Castro, a quantidade de madeira doada traz uma economia de até R$ 8 milhões ao município.
INVERNO AMAZÔNICO
Apesar da chegada do inverno amazônico, a Prefeitura de Porto Velho seguirá com o planejamento de execução das obras. O objetivo é manter a celeridade dos trabalhos e o compromisso com a população dos distritos.
EXEMPLO
A iniciativa da prefeitura poderia ser seguida pelo Governo do Estado e outros órgãos que servem de depósito de madeira apreendida.
EXEMPLO 2
Polícia Ambiental e Polícia Rodoviária Federal ficam anos com madeira se deteriorando nos pátios quando o material poderia ser útil e produtivo para dezenas de comunidades.
EXEMPLO 3
É muito improvável que a Justiça vá contra iniciativas populares voltadas ao coletivo que necessitem de material como as madeiras apreendidas.
EXEMPLO 4
No período de chuva que já dá o ar da graça, são inúmeros os casos de pontes caídas ou outras demandas que podem ser resolvidas com esse tipo de madeira, que é resistente e de qualidade.